Como tirar o excesso de sal de uma comida

••• lemons and lemon tree image by jc from Fotolia.com

Faltam 30 minutos para a chegada dos convidados e você percebeu que exagerou no sal na hora de cozinhar, não entre em pânico -- reserve a batata para outra ocasião, pois colocá-la na sopa não irá reduzir o sal. Para isso, há algumas soluções simples e que exigem pouca prática. Mas, primeiro, leia algumas considerações a fim de evitar essa situação no futuro: prove a comida constantemente enquanto cozinha, leia no rótulo a quantidade de sódio que os ingredientes possuem e se lembre de que você poderá colocar mais sal se necessário, mas não poderá retirá-lo caso erre na mão.

O método com limão

Passo 1

Prenda o limão com a palma da mão na pia e role. Isso quebra as fibras da fruta, permitindo que seu sumo seja extraído com mais facilidade ao espremê-la.

Passo 2

Corte o limão ao meio.

Passo 3

Retire as sementes ou passe o suco por uma peneira.

Passo 4

Espirre o suco de limão no prato salgado. Vá colocando pequenas quantidades por vez e sempre prove a comida para prevenir exageros. Esse método só funciona se o alimento estiver ligeiramente salgado. A língua sente gostos azedos, salgados, doces e amargos, e cada um balanceia o outro. Limões são azedos, portanto, se você colocar muito suco dessa fruta, o gosto dele irá encobrir outros sabores. Se o prato estiver excessivamente salgado, use o método da diluição.

O método da diluição

Passo 1

Acrescente poucas quantidades de caldo sem sal no cozido, sopa ou molho. Prove com frequência para sentir se continua salgado. Você pode usar água se necessário, mas a opção do caldo funciona melhor porque ele não irá diluir o sabor da comida. Esse método só funciona em pratos líquidos.

Passo 2

Por último, adicione manteiga sem sal. Ela irá garantir a cremosidade ao mesmo tempo em que dilui o sal. Use esse método para molhos ou comidas mais densas, pois ele pode ser utilizado em quase qualquer tipo de prato. A manteiga também serve para engrossar levemente um molho, por isso é uma boa sugestão para pratos mais sólidos.

Passo 3

Prove a comida após incorporar a manteiga. Coloque mais caldo se o prato ainda estiver salgado ou grosso demais.

Mais recentes

×