Mais
×

Como abrir cocos e extrair água, leite e polpa frescos

Atualizada February 21, 2017

Para obter água e leite de coco frescos, primeiramente, você deve aprender a escolher a fruta. Nada se compara ao gosto de um bolo, bobó de camarão ou ambrosia feitos com leite ou polpa de um coco fresco. Depois que você aprender a abri-lo, nunca mais precisará comprar as versões industrializadas. O coco fresco é rico em fibras, magnésio, fósforo e potássio.

Instruções

Um martelo e um prego grande ou uma chave de fenda lhe ajudarão a extrair a água do coco (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)
  1. Escolha o melhor coco para extrair água, leite e polpa de boa qualidade. Agite a fruta e escute o barulho do líquido. O objetivo é o líquido batendo contra a casca -- você deve optar pela fruta que contenha a maior quantidade de água. Apesar de não garantir que o coco esteja bom por dentro, isso aumenta as chances. Pese diversos cocos do mesmo tamanho e escolha o mais pesado; ele provavelmente passou menos tempo exposto ao calor.

  2. Fure os nós do coco para drenar sua água. Encontre os três "olhos" -- áreas escuras, redondas e protusas. Pegue uma toalha de banho e enrole-a em espiral, como um turbante, e coloque-a em uma superfície rígida, como uma tábua de corte. Coloque o coco em pé no centro da toalha para que ele não caia, com os três nós virados para cima. Use o martelo para bater com o prego grande ou chave de fenda, que devem estar limpos, em cada nó do coco.Segure-o sobre uma tigela e deixe a água drenar. Cheire e prove a água para verificar se está boa. Se ela tem cheiro ou gosto de mofo, jogue fora.

  3. Quebre a casa do coco em pedaços. Enrole a fruta vazia em uma toalha, em duas camadas. Leve-o para uma superfície de concreto, como o chão da garagem. Use o martelo para bater no coco diversas vezes e quebrá-lo em vários grandes pedaços. Outro método é colocá-lo, drenado, dentro de três ou quatro sacos plásticos sobrepostos e bater contra uma superfície dura como uma árvore ou parede de tijolos para quebrá-lo. Se, por algum motivo, você precisar quebrar o coco em duas partes, use o martelo com um cinzel pesado para fazer uma rachadura em um dos lados. Vá batendo no coco em toda a circunferência e depois puxe as duas partes para separá-las.

  4. Remova e limpe a polpa do coco. Algumas partes já estarão soltas da casca. Para soltar as demais, pegue uma faca pequena e separe a casca da carne. Você também pode colocar os pedaços de coco no forno à 350 graus por 20 minutos para que a casca se solte com mais facilidade. Um cinzel também pode ser usado. Pode ficar um pouco de pele escura presa ao coco, você pode comê-la sem problemas. Mas, se quiser tirar a pele, use um descascador de vegetais. Corte os pedaços grandes de coco em pedaços menores.

  5. Coloque os pedaços de coco no liquidificador ou processador de alimentos até que fiquem finamente ralados. Adicione água em temperatura ambiente até cobrir o coco e bata bem. Prepare uma tigela para colocar a mistura. Cubra uma tigela grande com um tecido com de malha bem apertada, como um lenço ou um pedaço de lençol. Coloque a mistura de coco com água na tigela. Feche o pano em volta da mistura e esprema o leite de coco.

Dicas

  • Guarde o leite de coco na geladeira para que ele não estrague, ou congele para usar mais adiante. O leite durará até uma semana na geladeira e pode ficar congelado por até um ano.

Avisos

  • Tenha muito cuidado ao tentar retirar a carne do coco da casca com a faca. Não se machuque.
  • Não coloque os cocos no forno sem fazer um furo neles ou abri-los. A água dentro da fruta pode fazer com que eles explodam e causem queimaduras.

Coisas Necessárias

  • Martelo
  • Toalha grande
  • Prego grande
  • Chave de fenda
  • Cinzel de meia polegada
  • Faca de cozinha
  • Descascador de vegetais
  • Liquidificador
  • Pano
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article