Alguns alimentos levam mais tempo que outros para serem digeridos?

Escrito por shannon marks | Traduzido por aline cortez
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A digestão é o processo que descompõe o alimento em partes menores para que o corpo consiga convertê-lo em energia. Quando comemos, o alimento passa através do esôfago para o estômago, onde os sucos digestivos o convertem em proteínas, açúcares e gorduras. Quando o alimento deixa o estômago, ele passa para o intestino delgado, onde são absorvidos os nutrientes, e segue adiante para ser eliminado do sistema como resíduo. O tempo necessário para digerir uma refeição depende do que você comeu. A carne vermelha pode levar três dias para ser digerida, enquanto frutas e vegetais demoram cerca de 12 horas.

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Fibras

O corpo não é capaz de decompor a fibra. Alimentos ricos em fibras incluem aveia, feijão e cenoura. Embora o organismo não possa digerir esses alimentos, ainda precisamos deles. As fibras ajudam a regular a função intestinal, necessária para a limpeza do organismo. Frutas e legumes ricos em fibras podem levar várias horas para serem digeridos.

Proteína

Metade de todas as proteínas que consumimos é usada pelo corpo para produzir e reparar as células. Cerca de 97% da carne vermelha que comemos é facilmente digerível, mesmo assim, as proteínas ficam por mais tempo no estômago que alimentos considerados menos digeríveis, como a fibra. Por conta das muitas funções da proteína no organismo, a digestão da carne, ovos e nozes pode levar de um a três dias.

Gorduras

As moléculas de gordura são uma fonte rica de nutrientes para o organismo. Elas isolam as células, fornecem energia e sustentam o sistema imunológico. As gorduras essenciais necessárias para uma dieta saudável são encontradas em nozes e peixes. Como as proteínas, elas levam mais tempo para serem digeridas que os alimentos ricos em fibra, pois o organismo usa boa parte delas para produzir energia.

Carboidratos

Os carboidratos contêm cerca de 40% da energia necessária para sustentar o corpo. Eles estão presentes em cereais, frutas e legumes. De fácil digestão, levam menos de três horas para passar pelo sistema.

Amido

A principal fonte de glicose, ou energia, do corpo, é o amido. Isso inclui alimentos como milho e batatas. Digeri-los pode levar de três a quatro horas, o que não é considerado um longo período de tempo no que se refere à digestão.

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