Alongamentos suaves para reduzir dores recorrentes nas costas e pernas

Escrito por melissa worcester | Traduzido por tamara loebe
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Alongamentos suaves para reduzir dores recorrentes nas costas e pernas
O alongamento traz um grande benefício para muitos tipos de dor (Ryan McVay/Digital Vision/Getty Images)

O alongamento traz um grande benefício para muitos tipos de dor. A dor muscular tem uma ótima resposta aos exercícios de alongamento. Se alongar após exercícios físicos previne a rigidez que pode levar a dor mais tarde. Dois tipos mais comuns de programas de exercícios que incorporam o alongamento são o pilates e a ioga, mas você pode fazer alongamento em qualquer lugar, sem nenhum equipamento e em apenas a alguns minutos.

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Ombros

Prenda os dedos juntos e coloque-os atrás de seu pescoço, com os cotovelos dobrados. Levante os cotovelos para cima e estique seus ombros. Em seguida, incline um cotovelo para baixo em direção ao seu quadril, tanto quanto você conseguir, depois faça o mesmo do outro lado.

Costas

Fique em pé com os pés juntos. Lentamente, dobre a cintura e tente tocar os dedos dos seus pés. Tudo bem se você flexionar um pouco os joelhos. Sinta o alongamento na parte inferior das costas.

Quadril

Cruze as pernas para que seu tornozelo fique em cima do joelho da outra perna e, em seguida, se alongue, ou trazendo suas pernas em direção ao peito (se você estiver deitado), ou dobrando o peito para baixo em direção a suas pernas (se você estiver sentado). Outra opção é se ajoelhar com uma perna e colocar o outro pé para a frente com o joelho dobrado. Incline-se para a frente com o seu corpo para alongar os músculos do quadril.

Pernas

Você irá precisar de um parceiro para ajudar com este exercício. Deite-se no chão com os joelhos dobrados, e os pés apoiados no chão. Então estique uma perna na vertical com o pé paralelo ao chão. Peça para seu ajudante esticar sua perna na direção de sua cabeça. Diga ao seu ajudante para parar quando começar a doer.

Cuidados

O alongamento deve ser confortável, mas não doloroso. Como acontece com qualquer tipo de exercício, consulte um médico se você já teve uma lesão ou tiver alguma condição de saúde. Se você tiver sido encaminhado para um fisioterapeuta, siga os conselho dele desde que ele esteja ciente de suas necessidades e limitações específicas.

Treinos

Faça alongamentos várias vezes ao dia. Se você fizer isso por alguns minutos de cada vez, será fácil de encaixá-los em sua agenda. Mantenha e torne-os parte regular de sua rotina, mesmo que a dor parar. Lembre-se que a dor provavelmente parou por causa do alongamento, mas ela pode voltar se você parar de se alongar regularmente.

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