Atividades que estimulam a cognição em idosos

Escrito por kimberly hawthorne | Traduzido por fernanda de assis
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Atividades que estimulam a cognição em idosos
Idosos podem melhorar sua capacidade cognitiva através de uma variedade de exercícios (serious old man image by NiDerLander from Fotolia.com)

A cognição é a forma com que o cérebro processa os pensamentos, percepções e reconhecimentos, bem como a forma como o cérebro aprende, recorda e resolve problemas. Conforme as pessoas envelhecem, os processos cognitivos do cérebro podem ser danificados por distúrbios e doenças, tais como demência e o mal de Alzheimer. De acordo com o Instituto Franklin, estímulos mentais e físicos podem melhorar as funções cerebrais e proteger contra o declínio cognitivo.

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Exercício mental

A maioria das pessoas sabe que o exercício físico fortalece o corpo e a mente através do aumento do fluxo sanguíneo para órgãos vitais. Alguns idosos podem pensar que o exercício físico não é possível para eles, mas isso pode não ser verdade. Um estudo realizado pela "Cleveland Clinic Foundation", uma fundação americana, mostra que um músculo pode ser fortalecido apenas por pensar nisso.

O Dr. Vinoth Ranganathan e sua equipe testaram um grupo de 30 pessoas, fazendo-os pensar sobre o exercício de um determinado músculo, como o dedo mindinho. Após 12 semanas, os participantes apresentaram um aumento de 35 por cento na força do músculo do mindinho. Além disso, exames cerebrais mostraram atividade no córtex pré-frontal do cérebro, a parte responsável pelas habilidades cognitivas, maior e mais focada. O Dr. Ranaganathan concluiu que a força muscular, incluindo o cérebro, foi devida a melhorias na capacidade do cérebro de sinalizar para o músculo.

Exercício físico

Um estudo de cinco anos na Universidade de Laval, em Sainte-Foy, Quebec/CA, mostra que o exercício físico reduz as chances de desenvolver a doença de Alzheimer em 50%. Os pesquisadores concluíram que o exercício físico protege o cérebro e seus processos mentais. O estudo mostrou que aqueles que realizaram atividade física vigorosa três vezes por semana tiveram os melhores resultados. Mesmo aqueles que realizaram sessões de exercícios leves reduziram significativamente o risco de declínio mental.

Grupos de comunicação

A comunicação entre um grupo de colegas, incluindo colegas moradores de asilos, pode aumentar o funcionamento cognitivo e expressivo. As atividades em grupo podem ser conduzidas por um voluntário da equipe que planeja as atividades diárias, como fazer perguntas que estimulem a memória de longo prazo.

Jogos de memória de curto prazo, tais como "Na minha mala", são jogados começando uma frase e cada pessoa do grupo adiciona algo a ela. Por exemplo, o líder poderia dizer: "Eu estou planejando uma viagem para o Havaí, eu preciso fazer as malas..." A próxima pessoa vai repetir a frase inicial e adicionar um item a ser embalado. A próxima pessoa repete tudo o que a pessoa anterior disse e adiciona um artigo próprio para ser embalado e assim por diante.

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