Atividades práticas para aulas de Língua e Literatura da 8ª série

Escrito por shaunta alburger | Traduzido por andrea b. balieiro
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Atividades práticas para aulas de Língua e Literatura da 8ª série
Atividades práticas trazem o livro para a vida dos alunos (Creatas Images/Creatas/Getty Images)

A matéria de Língua e Literatura, às vezes tem a reputação de ser chata, cheia de trabalhos para se fazer sentado e palestras para ouvir sobre livros com os quais os alunos não se identificam. Atividades práticas mantêm os alunos envolvidos e ajudam a obter uma compreensão mais profunda do que estão lendo ou escrevendo. Essas atividades podem ser ligadas a livros que você escolheu ou que foram atribuídos, ou parte da elaboração de projetos.

Outras pessoas estão lendo

Cozinhando com livros

Muitos livros oferecem uma maior oportunidade de exploração através de atividades práticas que envolvem cozinha e alimentos. Alguns livros são ajustados a um período de tempo ou a um local que oferece oportunidades para este tipo de atividade. Pedir para cada aluno trazer um alimento para compartilhar com base em sua leitura é uma ideia. Se a classe toda está lendo o mesmo livro, você pode fazer uma ampla discussão de classe sobre como os alimentos tiveram a ver com o livro e, em seguida, trazer alguns alimentos como exemplos.

Experimento social Anne Frank

Em muitas aulas de Língua e Literatura da oitava série, os alunos leem O Diário de Anne Frank. Se você já tem isso programado em seu plano de aula, considere fazer um experimento social para ajudar os alunos a entenderem mais plenamente os eventos que acontecem durante o tempo em que a história foi escrita. Uma ideia é colocar pedaços de fio ou fita em uma tigela para que os alunos escolham. Metade das fitas devem ser verdes e a outra metade dividida entre a prata e o ouro. Os alunos que escolherem o verde podem falar o que quiserem. Prata pode falar quando se fala do verde e ouro só pode falar com a permissão do verde. Esta experiência vai dar aos alunos uma ideia de quão desconfortáveis ​​e injustas são as regras arbitrárias.

Festival Conte uma história

Quando você estiver trabalhando uma aula de história popular com seus alunos da oitava série, utilize algumas lições práticas na arte de contar histórias. Inflexão de voz, contato visual, estímulo e envolvimento do público são habilidades narrativas importantes. No final desta lição, os alunos podem sediar um festival de contar histórias para alunos de uma escola primária próxima. Histórias folclóricas são particularmente boas para este tipo de lição, porque elas tiveram o seu início na tradição oral de contar histórias.

Cartões "E se?"

Monte uma oficina de escrita em sua classe, preenchendo uma caixa de cartões com o índice Cartões "e se?". Cada cartão de índice deve conter uma pergunta destinada a incentivar os alunos a pensarem de forma criativa para trabalhos escolares, como "E se todo mundo dormisse durante o dia e a noite toda?" ou "E se as pessoas pudessem respirar debaixo d'água?" As perguntas podem variar desde as mais simples às mais ultrajantes. Os alunos podem trabalhar com você para preencher esta caixa de cartões, o que pode ajudá-los a se sentir entusiasmados para usá-la. Escrever um cartão "e se?" pode se tornar um crédito extra ou uma atividade na qual o aluno possa trabalhar no tempo livre.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível