Mais
×

Como brotar feijão em casa

Atualizado em 19 julho, 2017

Brotar feijão é simples e aumenta o valor nutricional, no entanto, é preciso de tempo. Muitos tipos diferentes de feijão podem ser germinados, embora os melhores para germinação sejam o grão de bico e o feijão verde. Os grãos germinados são uma excelente opção para adicionar frescura e sabor a qualquer prato.

Instruções

Os feijões germinados são nutritivos e conferem sabor a uma refeição (Valueline/Valueline/Getty Images)
  1. Separe e lave o feijão, descartando os que estão descoloridos, mofados ou desfigurados.

  2. Coloque o feijão em um pote de vidro e acrescente 3 xícaras de água à temperatura ambiente. A proporção de água em relação aos grãos deve ser de cerca de 3:1. Deixe de molho por 8 a 12 horas. Cubra a boca do pote com uma gaze e use um elástico para prendê-la.

  3. Escorra a água após o molho, usando o pano como uma peneira, e lave o feijão com água fresca, escorra e repita de 2 a 3 vezes. Ao terminar, coloque o pote em um ângulo de 45 graus, com a boca virada para baixo, para permitir que qualquer excesso de água escorra. O feijão deve permanecer úmido, mas não imerso em água. O pote pode ser deixado com um ângulo de 45 graus ou colocado de lado até a próxima hora de enxaguar e escorrer.

  4. Repita o passo anterior de 3 a 4 vezes por dia até que os grãos brotem. O feijão será branco. Para o feijão mungo, deixe-o crescer de 5 a 7,5 centímetros. Para feijões maiores, brote somente até o toco branco aparecer.

  5. Guarde o feijão germinado na geladeira.

Dicas

  • A água drenada é cheia de nutrientes e pode ser usada para regar as plantas.

Aviso

  • O feijão comum é tóxico se não cozido. Não brote feijão para o consumo (o que não significa que você não possa cultivar plantas de feijão).

O que você precisa

  • Pote de vidro
  • Gaze
  • Elástico
  • Feijão
  • Água
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article