Como uma carreira de enfermeiro está relacionada à psicologia?

Escrito por kay wiki | Traduzido por josé geraldo rabello petite
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como uma carreira de enfermeiro está relacionada à psicologia?
Um paciente em um hospital

Muito embora a enfermagem e a psicologia sejam campos distintos, eles estão relacionados. No campo da enfermagem, o foco é na ajuda à indivíduos com problemas de saúde. A psicologia, por outro lado, é o estudo do processo mental e comportamental. Esses campos estão relacionados, pois para ajudar na recuperação de problemas de saúde um enfermeiro deve entender o estado emocional e comportamental de um paciente. Isso é vital para um profissional de enfermagem que deseja ajudar aos pacientes no processo de cura e recuperação de doenças.

Outras pessoas estão lendo

Considerações

Psicólogos e enfermeiros possuem o objetivo comum de entender as necessidades emocionais e biológicas de seus pacientes. Embora os enfermeiros às vezes forneçam apenas cuidados básicos, eles têm a tarefa de desenvolver a habilidade de tornar os pacientes mais independentes. Isso é importante principalmente em casos nos quais o paciente estiver se recuperando de algum tipo de acidente.

Efeitos

Uma das formas pela qual a psicologia ajuda a enfermagem é na mudança de comportamento dos pacientes, como por exemplo os padrões de pensamentos. Um enfermeiro otimista, que traz conforto aos pacientes, possui a habilidade de encorajá-los a pensar positivamente. Herbert Benson, cardiologista e professor na Harvard Medical School (Escola de Medicina de Harvard), diz que a habilidade do cérebro de afetar as condições físicas foi provada cientificamente. (Veja a Referência 1) Uma atitude positiva pode ajudar o sistema imunológico e contribuir para a saúde física e recuperação de doenças.

Biopsicologia

Quando a enfermagem incorpora a psicologia, ela começa a se aproximar de um campo chamado de biopsicologia. Esse campo tenta entender o comportamento através de teorias biológicas. A enfermagem já possui uma base na biologia, e quando um enfermeiro tenta entender os pacientes a partir dessa base, a biopsicologia começa a surgir. A expansão de campos como esse é uma peça chave na formação e treinamento de enfermeiros.

Relações com pacientes

No livro "Psychology for the Profession of Nursing" (Psicologia para enfermeiros), o autor reconhece que o enfermeiro ultimamente passou a desenvolver relações mais próximas e pessoais com os pacientes. Para que essas relações sejam saudáveis, é necessário que o ele entenda as reações emocionais humanas, e a psicologia é a chave para esse entendimento. Um enfermeiro deve reconhecer quando um paciente está bravo, depressivo, confuso ou com medo, e tomar as providências necessárias para lidar com essas emoções de forma a não agravar a situação de saúde dele.

Benefícios

A psicologia pode auxiliar a enfermagem se for corretamente aplicada. Há teorias e pesquisas que provam a sua utilidade na enfermagem. Muito embora ela seja basicamente uma profissão com conceitos biológicos, há esferas psicológicas e sociais que a envolvem. Quando enfermeiros entendem e abraçam essa ideia, eles se tornam profissionais melhores.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível