Causas de dores no calcanhar em crianças

Escrito por elizabeth baker | Traduzido por fatima mesquita
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Causas de dores no calcanhar em crianças
Dor no calcanhar? Melhor é ver um médico (Causes and Diagnosis of Heel Pain in Children)

A dor no calcanhar, quando acontece em crianças, em geral vem junto com dificuldade em caminhar e dores também na parte de trás e na sola do pé. Apesar de ser uma sensação desconfortável moderada, é importante que um médico avalie a criança, porque o problema pode ser sintoma de algo bastante sério. Além disso, a fisioterapia, a redução da atividade física e o repouso podem ajudar a tratar desta dor.

Outras pessoas estão lendo

Os sintomas

Crianças que estão com dor no calcanhar podem mancar ou caminhar na ponta dos pés para evitar assim colocar pressão sobre a área afetada. Os pacientes podem sentir dificuldades em participar de atividades normais, inclusive a prática de esportes, e podem reclamar de dor na parte de trás ou na sola do pé.

A causa mais comum

A dor no calcanhar em crianças é, em geral, causada por um problema conhecido como Apofisite do calcâneo ou Apofisite de Sever, e afeta a turma entre os 8 e 14 anos, especialmente os indivíduos obesos ou acima do peso. O problema está relacionado a distensão muscular ou estresse repetitivo que causa uma inflamação na área. A região fica, então, sensível e dói, tornando difícil caminhar e até mesmo tocar no calcanhar. E o problema pode afetar apenas um ou mesmo os dois calcanhares ao mesmo tempo.

Causas adicionais

Embora a dor no calcanhar seja mais comumente causada pela Apofisite de Sever, ela também pode estar associada à bursite do tendão de aquiles, que é a inflamação da bursa (um saco cheio de fluido localizado entre o tendão de aquiles e o osso do calcanhar). E outras doenças podem ter o mesmo efeito sobre as crianças, como é o caso da artrite remautoide, ou ainda o uso de sapatos sem muito acolchoamento na sola. Uma outra possibilidade é o uso intensivo de quem corre e pula muito sobre superfícies duras que estressam os pés. Corridas, jogos de basquete e de futebol, por exemplo, são atividades que podem levar ao surgimento do problema. Uma fratura também pode fazer a região doer e, em crianças com menos de 10 anos de idade, pequenas fraturas podem acontecer mesmo com saltos mínimos, de um sofá para o chão, por exemplo.

Diagnóstico

Pelo fato de a dor no calcanhar poder ser sintoma de algo mais sério, é importante que a criança seja avaliada por um médico ortopedista que poderá pedir exames de raio-X, ressonância magnética ou tomografia, além de exames laboratoriais.

Tratamento

Para tratar do problema, a criança deve reduzir a atividade física e evitar colocar estresse sobre a área afetada. O melhor é que ela fique em repouso e que use palmilhas macias dentro dos sapatos. Pode ser necessário ainda tomar remédios, fazer fisioterapia e até mesmo usar algum aparelho ortopédico no caso de dores mais fortes. E se a dor for mesmo séria, a criança poderá até passar por uma cirurgia no tendão ou para corrigir outras possíveis causas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível