Mais
×

Causas de dores no calcanhar em crianças

Atualizada July 19, 2017

A dor no calcanhar, quando acontece em crianças, em geral vem junto com dificuldade em caminhar e dores também na parte de trás e na sola do pé. Apesar de ser uma sensação desconfortável moderada, é importante que um médico avalie a criança, porque o problema pode ser sintoma de algo bastante sério. Além disso, a fisioterapia, a redução da atividade física e o repouso podem ajudar a tratar desta dor.

Dor no calcanhar? Melhor é ver um médico (Causes and Diagnosis of Heel Pain in Children)

Os sintomas

Crianças que estão com dor no calcanhar podem mancar ou caminhar na ponta dos pés para evitar assim colocar pressão sobre a área afetada. Os pacientes podem sentir dificuldades em participar de atividades normais, inclusive a prática de esportes, e podem reclamar de dor na parte de trás ou na sola do pé.

A causa mais comum

A dor no calcanhar em crianças é, em geral, causada por um problema conhecido como Apofisite do calcâneo ou Apofisite de Sever, e afeta a turma entre os 8 e 14 anos, especialmente os indivíduos obesos ou acima do peso. O problema está relacionado a distensão muscular ou estresse repetitivo que causa uma inflamação na área. A região fica, então, sensível e dói, tornando difícil caminhar e até mesmo tocar no calcanhar. E o problema pode afetar apenas um ou mesmo os dois calcanhares ao mesmo tempo.

Causas adicionais

Embora a dor no calcanhar seja mais comumente causada pela Apofisite de Sever, ela também pode estar associada à bursite do tendão de aquiles, que é a inflamação da bursa (um saco cheio de fluido localizado entre o tendão de aquiles e o osso do calcanhar). E outras doenças podem ter o mesmo efeito sobre as crianças, como é o caso da artrite remautoide, ou ainda o uso de sapatos sem muito acolchoamento na sola. Uma outra possibilidade é o uso intensivo de quem corre e pula muito sobre superfícies duras que estressam os pés. Corridas, jogos de basquete e de futebol, por exemplo, são atividades que podem levar ao surgimento do problema. Uma fratura também pode fazer a região doer e, em crianças com menos de 10 anos de idade, pequenas fraturas podem acontecer mesmo com saltos mínimos, de um sofá para o chão, por exemplo.

Diagnóstico

Pelo fato de a dor no calcanhar poder ser sintoma de algo mais sério, é importante que a criança seja avaliada por um médico ortopedista que poderá pedir exames de raio-X, ressonância magnética ou tomografia, além de exames laboratoriais.

Tratamento

Para tratar do problema, a criança deve reduzir a atividade física e evitar colocar estresse sobre a área afetada. O melhor é que ela fique em repouso e que use palmilhas macias dentro dos sapatos. Pode ser necessário ainda tomar remédios, fazer fisioterapia e até mesmo usar algum aparelho ortopédico no caso de dores mais fortes. E se a dor for mesmo séria, a criança poderá até passar por uma cirurgia no tendão ou para corrigir outras possíveis causas.

bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article