Uma célula precisa de matérias-primas para fabricar produtos?

Escrito por christopher robison | Traduzido por angela spada
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Uma célula precisa de matérias-primas para fabricar produtos?
Organismos unicelulares, como o paramécio, precisam realizar todas as suas funções vitais dentro de uma única célula (Duncan Smith/Stockbyte/Getty Images)

As células são as unidades básicas de toda a vida na Terra. Todos os organismos -- plantas, animais e até bactérias -- são compostos por uma ou mais células. Os componentes primários dessas moléculas são os elementos carbono, hidrogênio, oxigênio, nitrogênio, enxofre e fósforo.

Para realizar sua manutenção diária e funções reprodutivas, uma célula precisa manter os componentes existentes e construir novos. Portanto, para manter-se, ela precisa receber matérias-primas e energia. Algumas células consomem materiais complexos, entre os quais outras células.

Outras pessoas estão lendo

O Que uma Célula Produz?

Para realizar suas funções básicas, uma célula viva deve conter quatro classes de moléculas: proteínas, carboidratos, ácidos nucleicos e gorduras. Para construir essas moléculas, as células absorvem precursores simples ou complexos.

As proteínas realizam a maioria dos processos químicos da célula. Também são importantes elementos estruturais e sinalizadores. As proteínas são compostas por moléculas menores chamadas aminoácidos. Para fabricar proteínas, uma célula produz aminoácidos e então os une em cadeias.

Os açúcares são a principal fonte de energia da célula, além de um importante componente estrutural. As células usam proteínas especiais para produzir açúcares para armazenamento de energia ou para decompô-los a fim de usar a reserva energética.

Os ácidos nucleicos são os componentes básicos do DNA e RNA, as principais moléculas de informação da célula. Para replicar ou construir proteínas, as células precisam produzir ácidos nucleicos e, em seguida, uni-los em DNA ou RNA. Os filamentos de ácido nucleico, chamados genes, codificam a ordem de aminoácidos em uma proteína.

As gorduras são outra forma de armazenamento de energia nas células. Também contêm o componente principal da membrana que separa uma célula de seu ambiente externo. As células usam proteínas especiais para construir gorduras ou para decompô-las para obter energia.

Uma célula precisa de matérias-primas para fabricar produtos?
Os alimentos com alto teor de proteína são compostos de células vegetais ou animais com elevado conteúdo de proteína (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Células Autotróficas

As plantas e certos microrganismos, como os fitoplânctons, são capazes de captar a energia solar em um processo chamado fotossíntese. Esses organismos são chamados autótrofos por não precisarem de outra fonte de energia a não ser o sol. Esses organismos absorvem matérias-primas muito simples -- como o dióxido de carbono na atmosfera -- e as transformam em proteínas, açúcares, ácidos nucleicos e gorduras.

Alguns autótrofos precisam de ajuda para obter algumas dessas matérias-primas. Por exemplo, as plantas são incapazes de obter nitrogênio do ar. Em vez disso, são as bactérias do solo que transformam o nitrogênio em uma molécula chamada amônia, que é então consumida pelas plantas para atender à sua necessidade de nitrogênio.

Uma célula precisa de matérias-primas para fabricar produtos?
As plantas possuem componentes especiais chamados cloroplastos que captam a energia solar em um processo chamado fotossíntese (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Células heterotróficas

As células que consomem outras células para sobreviver são heterotróficas. Todos os animais e muitas células fúngicas são heterotróficos, assim como muitos microrganismos. As células heterotróficas não podem obter energia da luz solar, assim, precisam consumir outras células para sobreviver.

As células heterotróficas devoram os autótrofos ou outros heterótrofos e quebram suas proteínas e açúcares em suas partes componentes. Esses componentes são usados então para construir proteínas, ácidos nucleicos e as outras moléculas que constituem a célula. Por não precisar fabricar todas as suas moléculas a partir de materiais iniciadores simples, os heterótrofos podem ser mais aerodinâmicos que os autótrofos.

Uma célula precisa de matérias-primas para fabricar produtos?
As plantas mata-moscas podem ser heterotróficas: sustentam seus processos autotróficos consumindo pequenos insetos (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Células humanas

Os humanos são heterótrofos: obtemos nossa energia devorando os produtos de outros organismos. Além do consumo de matérias-primas gerais, nós, humanos, também necessitamos de vitaminas essenciais e aminoácidos que nossas células não produzem por si mesmas. Isto porque perdemos as enzimas que normalmente produzem essas moléculas.

Existem oito aminoácidos essenciais e 13 vitaminas essenciais. Por exemplo, os humanos necessitam de vitamina C e do aminoácido triptofano em suas dietas. A deficiência de moléculas essenciais priva as células do corpo das matérias-primas necessárias à função proteica. Na maioria das vezes, os humanos obtêm o suficiente dessas matérias-primas com uma dieta saudável. Alguns indivíduos precisam suplementar a ingestão de uma ou mais dessas matérias-primas por razões de saúde.

Uma célula precisa de matérias-primas para fabricar produtos?
As células de revestimento do estômago e dos intestinos secretam enzimas digestivas para decompor os materiais consumidos em suas moléculas constituintes (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível