Conheça todos os tipos de feijões

Escrito por laís ferenzini
Conheça todos os tipos de feijões
Seja no famoso prato de "arroz com feijão" ou em outros pratos, o feijão é sucesso garantido (rez-art/iStock/Getty Images)

Famoso e querido no prato dos brasileiros, o feijão é um alimento saboroso e altamente versátil. Seja no famoso prato de "arroz com feijão", acompanhando saladas, na forma de "caldinho de feijão", em ensopados ou sopas, o feijão é um sucesso garantido. Existem vários tipos de feijão, como preto, manteiga, mulatinho, entre outros, que guardam as suas peculiaridades e costumam ser usados em diferentes tipos de pratos. Conheça neste artigo os tipos de feijão, os seus preparos e as suas principais características.

Feijão carioca

Conhecido também como feijão chilli, o feijão carioca é o mais cultivado e consumido no Brasil. Foi obtido pelo cruzamento das variedades de feijão opaco e bico de ouro. Com um formato arredondado de cor bege com listras marrons, o feijão carioca cozinha rapidamente e possui um caldo bom e denso. Ele é muito usado na culinária indiana.

Conheça todos os tipos de feijões
O feijão carioca foi obtido pelo cruzamento das variedades de feijão opaco e bico de ouro (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Feijão preto

Conhecido como o feijão da feijoada, o feijão preto ou feijão tartaruga é muito consumido no Rio de Janeiro e na região Sul do Brasil. Possui grãos pequenos e, como não poderia deixar de ser, na cor preta. Com um sabor rico, o feijão preto tem uma textura aveludada e mantém a sua forma após o cozimento. Ele é muito utilizado na culinária mexicana.

Conheça todos os tipos de feijões
O feijão preto tem uma textura aveludada e mantém a sua forma após o cozimento (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Feijão branco

O feijão branco é consumido em todo o Brasil principalmente no preparo de saladas, sopas e cozidos. Com um grão de cor branca, como o próprio nome indica, ele apresenta um formato alongado e e rende um caldo bem cremoso. Os grãos do feijão branco têm uma proteína inibidora do processo de digestão do carboidrato, o que ajuda a emagrecer.

Conheça todos os tipos de feijões
O feijão branco têm uma proteína que ajuda a emagrecer (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Feijão rajado

Também conhecido como por "cavalo”, o feijão rajado é bastante consumido nas regiões Norte e Sudeste do País. Um pouco mais claro do que o feijão carioquinha, o feijão rajado tem grãos graúdos e longos, cor rosada e listras avermelhadas. Já o feijão rajado "xita" tem a mesma coloração, porém tem os grãos mais arredondados. Com um sabor adocicado, ele é ótimo para ensopados e costuma ser usado como acompanhamento.

Conheça todos os tipos de feijões
Com um sabor adocicado, ele é ótimo para ensopados e costuma ser usado como acompanhamento (Medioimages/Photodisc/Valueline/Getty Images)

Feijão fradinho

O feijão fradinho também é conhecido feijão-de-corda ou feijão-macassar. Ele possui um formato arredondado de cor clara e um "olho" preto, constitui um dos ingredientes do preparo do acarajé e, como não poderia deixar de ser, é muito utilizado na culinária baiana. Entre os benefícios do feijão fradinho, estão o alto valor proteico e a capacidade de reduzir o colesterol.

Conheça todos os tipos de feijões
O feijão fradinho constitui um dos ingredientes do preparo do acarajé (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Feijão mulatinho

Conhecido também roxinho ou rosinha, o feijão mulatinho é uma das variedades de feijão mais conhecidas mundialmente. O grão fica muito bom se servido acompanhamento e em algumas regiões costuma ser usado até para fazer feijoada. De coloração amarronzada, o feijão mulatinho é semelhante ao feijão carioca, no entanto sem as listras. O feijão mulatinho tem um sabor e rende uma boa quantidade de caldo.

Conheça todos os tipos de feijões
O feijão mulatinho é semelhante ao feijão carioca, no entanto sem as listras (Image Source/Digital Vision/Getty Images)

Feijão manteiga

Também chamado de feijão bolinha ou canário, o feijão manteiga possui grãos arredondados, de cor amarelada e graúdos. Ele agrada a diversos paladares e é muito usado na região Sudeste, assim como na culinária portuguesa. Muitas vezes, servido como acompanhamento, o feijão manteiga é ótimo também para saladas e sopas.

Conheça todos os tipos de feijões
O feijão manteiga é indicado para saladas e sopas (Brand X Pictures/Stockbyte/Getty Images)
Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível