Contagem de calorias e índice glicêmico de diferentes pães

Escrito por karen maas | Traduzido por marcelo salzedas ricci
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Contagem de calorias e índice glicêmico de diferentes pães
Uma enorme variedade de pães podem ser encontradas nos mercados (adactio/flickr.com)

O pão é uma característica marcante na cozinha americana. Pode ser feito em casa, artesanalmente ou, então, por máquinas. Pode ser comprado em padarias em diferentes tipos, desde fatiados até enrolados. Pessoas que tomam cuidado com sua ingestão de alimentos normalmente contam as calorias dos pães. Já quem é pré-diabético ou diabético deve ter consciência sobre alimentos com baixo índice glicêmico e deve ter em mente a quantidade consumida de pão.

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O que são calorias?

Uma caloria é uma unidade de energia, basicamente o quanto de energia é necessária para elevar a temperatura de 1 grama de água em 1 grau Celsius. As calorias alimentares são usadas em 1.000 calorias — o quilocaloria, ou Kcal — mas são geralmente chamadas de caloria, apenas. As calorias queimadas nos exercícios físicos também são contadas em 1.000, porém, também chamadas de caloria, apenas. Então, quando se queima 100 calorias em um exercício físico, na verdade 100.000 calorias foram gastas.

Calorias dos pães

As calorias de uma fatia de pão podem variar entre 70 e 110, dependendo da variedade e do tamanho da fatia. As calorias provêm das gorduras, carboidratos e proteínas dos alimentos. Em uma grama de gordura existem 9 calorias e em uma de carboidrato e também de proteína existem 4 calorias. Não importa qual o tipo de gordura, carboidrato ou proteína, todos têm o mesmo valor.

A etiqueta do pão Orowheat Buttermilk Bread (Pão de leite) diz que em uma fatia de peso 38 gramas, contêm 100 calorias das quais são compostas por 1 grama de gordura (10 calorias), 19 gramas de carboidratos (76 calorias) e 3 gramas de proteínas (12 calorias). Isso soma 98 e é arredondado para 100.

O pão caseiro deve ser calculado usando a receita como um todo e, então, dividindo por quantas porções vai ser servido. Mais informações nutricionais podem ser encontradas no site de Dados do Laboratório do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (ver referências).

Índice glicêmico

O índice glicêmico classifica os alimentos em quão rápido eles farão com que os níveis de glicose do sangue subam. O índice foi determinado comparando alimentos específicos (com 50 g de carboidratos) e como eles elevaram a taxa de glicose do sangue se comparados com a ingestão de 50 g de pura glicose. A glicose é o carboidrato mais simples e de digestão mais rápida com um índice glicêmico valendo 100.

Também deve ser considerada a carga glicêmica, o que não é apenas o índice glicêmico, mas também a quantidade de carboidratos que são ingeridos. O índice glicêmico de 50 gramas de carboidratos, que dependendo do alimento pode ou não ser uma quantidade significativa, resultando que a ingestão de menos de 50 gramas de um carboidrato de alto índice, trará menos carga glicêmica ao corpo. Isso, e misturar os alimentos de diferentes índices glicêmicos, geram diferentes cargas resultantes.

As pessoas com diabetes ou pré-diabetes são sempre alertadas sobre a escolha da alimentação com baixo índice glicêmico para ajudar a manter os níveis de glicose sanguíneo. Outras doenças ligadas à taxa de insulina no sangue também podem se beneficiar com alimentos de baixo índice glicêmico.

O índice glicêmico e os pães

Índice glicêmico de vários pães: Pão branco: 70 Pão integral: 69 Pão de centeio: 64 Baguete pequena: 72

De modo geral, quanto mais o alimento for refinado, maior seu índice glicêmico.

Conclusão

Uma alimentação saudável inclui a ingestão de porções adequadas de comida, assim como a escolha correta dos ingredientes. De alguma forma, os pães fazem parte de quase todas as refeições e começar a conhecê-los lendo as etiquetas dos rótulos é uma boa forma de começar a conhecer o que se come. Até agora, os rótulos não incluem índice glicêmico como informação nutricional, porém esses dados podem ser facilmente encontrados na Internet.

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