Mais
×

Como criar um discurso persuasivo para uma classe de oratória

Atualizado em 22 julho, 2017

Mude a forma como o público vê um determinado assunto apelando para a lógica e as emoções em seu discurso persuasivo. Um discurso persuasivo tem como objetivos convencer seus ouvintes a aceitar o mérito do seu argumento e obrigá-los a mudar suas opiniões pessoais sobre o assunto que você estiver apresentando. Ao criar um discurso persuasivo para uma aula de oratória, lembre-se que os professores avaliam a apresentação do trabalho com base no conteúdo, qualidade da voz, a linguagem corporal e até mesmo nas reações do público.

Instruções

Os professores podem avaliar discursos persuasivos parcialmente baseados na reação do público (Comstock/Comstock/Getty Images)
  1. Escolha um tema sobre o qual você se sente muito decidido, talvez um tema popular ou controverso que despertará o interesse dos seus ouvintes.

    Escolha um tema que despertará o interesse da sua plateia (Creatas Images/Creatas/Getty Images)
  2. Determine a ideia principal que você gostaria de transmitir ao seu público. Reúna evidências confiáveis, como estatísticas ou opiniões de especialistas, para apoiar a sua tese.

  3. Faça um esboço que inclua uma introdução, parágrafos de desenvolvimento e uma conclusão. Afirme a sua tese e trace o significado dela para você e para o público. Delineie as suas informações e argumentos de apoio nos parágrafos de desenvolvimento. Reitere os pontos principais na conclusão e dê ao público o que pensar.

  4. Componha o discurso expondo os pontos no esboço, empregando o método de organização que melhor se adapte ao seu tema. Demonstre que algo é certo ou errado estabelecendo um padrão para julgar e, em seguida, provando que o seu problema viola ou está de acordo com esse padrão. Alternativamente, explique o problema e depois proponha uma solução, oferecendo uma prova de que a sua proposta solucionará a questão.

  5. Incorpore uma ajuda visual ou anedota pessoal para despertar o interesse do público e criar um vínculo. Injete um humor apropriado durante a sua apresentação para aumentar a receptividade dos ouvintes e ajudar a persuadi-los a considerar as suas declarações.

    Use uma ajuda visual para adicionar impacto ao seu discurso (BananaStock/BananaStock/Getty Images)

Dicas

  • Convença o seu público a visualizar o tópico pela sua perspectiva transmitindo a sua paixão pelo assunto.
  • Mostre sua convicção usando palavras positivas e fortes em seu discurso, como "irá" ou "deve".
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article