Mais
×

Como criar um programa de exercícios para o processo de recuperação da cirurgia bariátrica do bypass gástrico

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

O exercício é uma parte importante de um pós-operatório bem-sucedido depois de uma cirurgia bariátrica do bypass gástrico. Se feito de forma adequada e com supervisão, os exercícios aceleram a cura e a recuperação. Iniciar qualquer programa de exercícios em um pós-operatório é difícil, podendo ser mais ainda se a pessoa não costumava fazer exercícios ou era impossibilitada de se exercitar anteriormente devido ao excesso de peso. Se você criar uma rotina de exercícios baseada em seus gostos pessoais e se empenhar um pouco a cada dia, é provável que permaneça se exercitando a longo prazo. Leia o artigo para aprender a montar um programa de exercícios após uma cirurgia bariátrica do bypass gástrico.

Instruções

Crie um programa de exercícios após uma cirurgia bariátrica do bypass gástrico
  1. Discuta todos os exercícios, desde o primeiro dia de alongamento em diante, com o médico. Você deve se exercitar o mais cedo possível, mas somente com o consentimento dele.

  2. Perceba que a falta de exercícios pode ter contribuído para o ganho de peso.

  3. Depois da cirurgia, tenha o comprometimento de fazer dos exercícios uma parte da rotina diária e do novo estilo de vida.

  4. Comece devagar. Com o aval do médico, tente começar a se alongar na cama na primeira manhã após a cirurgia.

  5. Comece a se exercitar o mais cedo possível. Se o médico não restringir, você deverá andar alguns passos no dia seguinte após a cirurgia.

  6. Ande durante o período inicial de recuperação. Ande várias vezes ao dia, mesmo que só aguente andar por dois ou três minutos. Até que o médico libere, ande em superfícies planas, e não em subidas.

  7. Até que o médico libere, não faça exercícios abdominais. Em geral, eles são liberados de quatro a seis semanas depois da cirurgia.

  8. Queime gordura, não músculo. O seu organismo receberá menos calorias depois da cirurgia. Para recuperar a quantidade de energia perdida, ele pode queimar o músculo ao invés da gordura. Os exercícios queimarão a gordura.

  9. Crie um plano de exercícios diversificado e que o mantenha interessado. O plano deve cubrir todas as áreas: cardiovascular, aeróbica, flexibilidade e resistência.

  10. Quando o médico comunicar que as feridas estão curadas, levante pesos. Os pacientes da cirurgia bariátrica do bypass gástrico correm mais riscos de adquirir osteoporose, e os exercícios com peso são uma ótima maneira de combater a doença.

  11. Depois que o médico liberá-lo para entrar na água, faça exercícios aeróbicos na piscina. Nadar exige muito dos músculos do abdômen, então só faça esse tipo de exercício depois de consultá-lo.

Dicas

  • Aumente a massa muscular e queime calorias até dormindo. Os músculos queimam mais calorias do que a gordura, então quanto mais músculos você possuir, mais calorias queimará.

Aviso

  • Nadar e levantar pesos são dois ótimos exemplos de exercícios de baixo impacto. Eles são recomendados como parte do pós-operatório da cirurgia bariátrica do bypass gástrico. Em nenhuma circunstância você deverá iniciar uma atividade física sem o aval do médico. Fazer exercícios antes do tempo recomendado pode atrasar consideravelmente o tempo que você levará para se recuperar da cirurgia.
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article