×
Loading ...

Como criar um Storyboard para uma produção em vídeo

Atualizado em 21 novembro, 2016

Um storyboard permite que você veja como sua ideia em vídeo ficará, antes de começar a gravar. É uma série de imagens que dá um visual de quais cenas funcionarão e se e como ficarão juntas. Embora existam artistas profissionais que trabalham estritamente criando storyboards, mesmo o videasta iniciante pode criar uma versão simples.

Instruções

Os storyboards criam o visual de um vídeo antes de começar a ser gravado (Jupiterimages/Pixland/Getty Images)
  1. Leia a primeira cena no roteiro e visualize como quer que ela seja mostrada na tela. Decida se quer uma tomada ampla, um close extremo ou outro ângulo.

    Loading...
  2. Desenhe o visual da cena em um quadrado, no modelo do storyboard. Você pode usar linhas simples e bonecos palito. O modelo ficará parecendo uma história em quadrinhos. Certifique-se de que cada cena mostre quem, qual, quando, onde e por que.

  3. Desenhe cada cena até que tenha uma imagem de cada tomada do roteiro. Certifique-se de numerar cada storyboard, para que possa mantê-los em ordem quando for gravar as cenas.

  4. Reveja o storyboard completo para certificar-se de que cada cena tenha uma imagem e descrição. Cheque o fluxo das imagens antes de filmar para certificar-se de que todas as cenas funcionem bem na sequência em que estão.

Loading...

Dicas

  • Os storyboards podem ajudar a visualizar onde gastará seu orçamento. Use-os para ajudá-lo a encontrar o uso mais prático de seu orçamento de filmagem e evitar gastar demais.
  • Não seja muito crítico com suas habilidades de desenho. Você não precisa ser um artista profissional de storyboard para uma produção básica de vídeo.

O que você precisa

  • Roteiro
  • Modelo de storyboard
  • Caneta ou lápis

Referências

Loading ...
Loading ...