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Por quanto tempo deve-se fazer exercícios aeróbicos para conseguir queimar gordura abdominal?

Atualizado em 23 março, 2017

Os exercícios cardiovasculares como correr, nadar ou andar de bicicleta não podem ser ignorados se você planeja livrar-se da gordura abdominal indesejada. Mesmo que fazer esse tipo de exercício ajude você a perder gordura corporal, eles devem ser realizados por um determinado período para darem resultado. Além disso, existem certos métodos e truques que podem fazer seu treinamento mais eficiente e bem sucedido. No entanto, se você é um novato, não se esqueça de falar com um médico antes de iniciar um programa de treinamento intenso.

Perder a gordura abdominal com exercícios cardiovasculares (Siri Stafford/Lifesize/Getty Images)

Treino em Intervalos de alta intensidade

A maioria das pessoas que usam a corrida ou outras formas de exercício cardiovascular para ficarem magras provavelmente estão familiarizadas com o exercício aeróbico, no qual um baixo nível de intensidade é exercido por um longo período de tempo. Na maioria dos casos, de 20 a 45 minutos. Mesmo que os exercícios aeróbicos ajudem a se tornar mais enxuto, eles não são a forma mais eficiente para queimar gordura. Esse método é conhecido como High Intensity Interval Training (Treino em Intervalos de alta intensidade), ou HIIT. Durante o HIIT, o corpo entra em uma fase anaeróbica, na qual a quantidade de oxigênio que você precisa é muito maior do que a quantidade que seus pulmões são capazes de absorver. Este estado é atingido por exercitar-se muito intensamente por um curto período de tempo (10 - 30 segundos) antes de reduzir a intensidade por um período de tempo semelhante. Este ciclo de exercícios, quando realizado pelo tempo recomendado de 15 a 30 minutos, é a melhor maneira de queimar gordura abdominal e, mesmo não melhorando sua resistência tanto quanto o exercício aeróbico, é a melhor maneira de se tornar mais enxuta e diminuir o seu percentual de gordura corporal.

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Métodos de treinamento por intervalos

Você pode executar o HIIT com qualquer tipo de exercício cardiovascular. Recomenda-se que os principiantes tenham como objetivo sessões de 10 minutos para chegar até 30 minutos ou mais. Execução de corridas é uma ótima maneira de forçar seu corpo a níveis anaeróbicos e queimar a gordura da barriga. Ao realizar o HIIT, é importante lembrar que você está trabalhando por um período de tempo, ao invés de uma certa distância. Por exemplo, em uma pista de corrida ou caminhada, você pode alternar entre a corrida por 10 segundos e caminhada por 20 segundos. Repita este processo por 10 minutos e pronto. A medida que se acostuma com o treinamento em intervalos, você pode treinar mais intensamente correndo e caminhando pela mesma duração, por exemplo, correndo por 20 segundos e caminhando mais 20. Corredores experientes podem até correr lentamente durante o período de descanso ao invés de caminhar. Recomenda-se que o exercício cardiovascular seja feito três vezes por semana por um período de 30 minutos, a fim de manter um nível de condicionamento saudável. No entanto, se o seu objetivo é perder gordura corporal, uma dieta também vai desempenhar um papel importante em seus esforços. Mantendo uma ingestão baixa de gordura saturada, açúcar e calorias vai permitir que você diminua e retire alguns minutos de suas sessões de cardio.

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Referências

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