Por quanto tempo deve-se fazer exercícios aeróbicos para conseguir queimar gordura abdominal?

Escrito por aleks volkov | Traduzido por lúcia collischonn de abreu
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Por quanto tempo deve-se fazer exercícios aeróbicos para conseguir queimar gordura abdominal?
Perder a gordura abdominal com exercícios cardiovasculares (Siri Stafford/Lifesize/Getty Images)

Os exercícios cardiovasculares como correr, nadar ou andar de bicicleta não podem ser ignorados se você planeja livrar-se da gordura abdominal indesejada. Mesmo que fazer esse tipo de exercício ajude você a perder gordura corporal, eles devem ser realizados por um determinado período para darem resultado. Além disso, existem certos métodos e truques que podem fazer seu treinamento mais eficiente e bem sucedido. No entanto, se você é um novato, não se esqueça de falar com um médico antes de iniciar um programa de treinamento intenso.

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Treino em Intervalos de alta intensidade

A maioria das pessoas que usam a corrida ou outras formas de exercício cardiovascular para ficarem magras provavelmente estão familiarizadas com o exercício aeróbico, no qual um baixo nível de intensidade é exercido por um longo período de tempo. Na maioria dos casos, de 20 a 45 minutos. Mesmo que os exercícios aeróbicos ajudem a se tornar mais enxuto, eles não são a forma mais eficiente para queimar gordura. Esse método é conhecido como High Intensity Interval Training (Treino em Intervalos de alta intensidade), ou HIIT. Durante o HIIT, o corpo entra em uma fase anaeróbica, na qual a quantidade de oxigênio que você precisa é muito maior do que a quantidade que seus pulmões são capazes de absorver. Este estado é atingido por exercitar-se muito intensamente por um curto período de tempo (10 - 30 segundos) antes de reduzir a intensidade por um período de tempo semelhante. Este ciclo de exercícios, quando realizado pelo tempo recomendado de 15 a 30 minutos, é a melhor maneira de queimar gordura abdominal e, mesmo não melhorando sua resistência tanto quanto o exercício aeróbico, é a melhor maneira de se tornar mais enxuta e diminuir o seu percentual de gordura corporal.

Métodos de treinamento por intervalos

Você pode executar o HIIT com qualquer tipo de exercício cardiovascular. Recomenda-se que os principiantes tenham como objetivo sessões de 10 minutos para chegar até 30 minutos ou mais. Execução de corridas é uma ótima maneira de forçar seu corpo a níveis anaeróbicos e queimar a gordura da barriga. Ao realizar o HIIT, é importante lembrar que você está trabalhando por um período de tempo, ao invés de uma certa distância. Por exemplo, em uma pista de corrida ou caminhada, você pode alternar entre a corrida por 10 segundos e caminhada por 20 segundos. Repita este processo por 10 minutos e pronto. A medida que se acostuma com o treinamento em intervalos, você pode treinar mais intensamente correndo e caminhando pela mesma duração, por exemplo, correndo por 20 segundos e caminhando mais 20. Corredores experientes podem até correr lentamente durante o período de descanso ao invés de caminhar. Recomenda-se que o exercício cardiovascular seja feito três vezes por semana por um período de 30 minutos, a fim de manter um nível de condicionamento saudável. No entanto, se o seu objetivo é perder gordura corporal, uma dieta também vai desempenhar um papel importante em seus esforços. Mantendo uma ingestão baixa de gordura saturada, açúcar e calorias vai permitir que você diminua e retire alguns minutos de suas sessões de cardio.

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