Os dez alimentos vegetais mais saudáveis

Escrito por mallory ferland | Traduzido por débora sousa
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Os dez alimentos vegetais mais saudáveis
As hortaliças estão entre os alimentos mais nutritivos disponíveis (green vegetables image by Steve Lovegrove from Fotolia.com)

Os vegetais verdes estão entre os alimentos mais ricos do mundo em vitaminas e minerais, cada um com os seus próprios méritos. De couve-de-folhas à couve-manteiga, mostarda a dente-de-leão, se for verde, pode estar certo que faz bem a você.

Outras pessoas estão lendo

Couve-de-folhas

A couve-de-folhas, um parente próximo do repolho, cresce abundantemente na Europa Central e do Norte, bem como na América do Norte. Entretanto, ela não é uma planta que ocorre naturalmente. Trata-se do resultado de uma reprodução seletiva de planta da mostarda. Independentemente disso, a couve-de-folhas é um dos vegetais que contém mais vitaminas por volume que você poderá encontrar. Uma xícara de couve-de-folhas contém a quantidade diária recomendada de vitaminas A, K e C. Em estudos, essa hortaliça tem sido notável pela sua ligação para a diminuição do risco de câncer de mama, ovário e cólon, pois ela contém uma quantidade altamente concentrada de antioxidantes.

Espinafre

O espinafre, diferentemente da couve-de-folhas, deve ser consumido em grandes quantidades, pois, quando cozido, ele encolhe para quase 3/4 do seu volume. No entanto, o espinafre cozido mantém toda a fibra e vitamina C das folhas frescas.

Grelo

O grelo, assim como a couve-de-folhas, também contém uma grande quantidade de antioxidantes e fornece quase metade da sua necessidade diária de vitaminas C e A em 100 g de refeição. Ele também possui fibra, cálcio, potássio e ácido fólico.

Acelga

A acelga é um vegetal difícil de comer cru, pois ela é muito amarga. Felizmente, contudo, ela mantém todos seus nutrientes mesmo após ser colocada ao vapor ou cozinhar. A acelga contém altos níveis de fitoquímicas, clorofila, ferro e fibra solúvel, que podem ajudar na prevenção do câncer.

Mostarda-castanha

As mostardas-castanhas são semelhantes ao sabor da raiz-forte e, como a acelga, são levemente amargas e difíceis de consumir cruas. Testes mostram que os nutrientes nas mostardas-castanhas também ajudam a prevenir o câncer, doença cardíaca e perda de massa óssea.

Sementes de dente-de-leão

Pouquíssimas pessoas percebem que a folhagem do dente-de-leão não só são comestíveis, mas também extremamente nutritivas. Eles são ricos em vitamina A, fibra, potássio, ferro, cálcio, magnésio, fósforo, vitaminas B, tiamina e riboflavina e acredita-se que promovam a digestão e combatam a inflamação, icterícia, edema, gota, acne, pressão sanguínea elevada e constipação.

Agrião

Também um membro da família do repolho, o agrião é repleto de vitaminas C e B6, bem como de magnésio e caroteno. Esse vegetal também contém altos níveis de ácido fólico e ajuda a facilitar a digestão. Devido ao seu sabor picante distinto, o agrião é normalmente ingerido cru em saladas e sanduíches.

Chicória

A chicória inclui os tipos radicchio, sugar loaf, de folhas grandes e as belgas. Ela é normalmente ingerida como a base verde de uma salada. As folhagens da chicória são particularmente ricas em cálcio (mais que a porção de couve-de-folhas), ferro, potássio, vitaminas A e B e acreditava-se que, na medicina medieval, ela ajudava a resolver problemas estomacais.

Couve chinesa

A couve chinesa é utilizada em pratos asiáticos, como salteados e saladas de repolho. Ela possui uma folha grossa e, surpreendentemente, um sabor adocicado. Meia xícara de couve chinesa oferece mais que a necessidade diária de vitamina A e a maioria da vitamina C. Seu talo contém altos níveis de cálcio, magnésio, folato e potássio.

Couve-manteiga

Famosa na cozinha do sul dos Estados Unidos, as couves-manteiga são grandes folhas achatadas ricas em vitaminas A, C e K e contêm altos níveis de cálcio e fibra, mesmo quando cozidas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível