Os dez mandamentos para professores

Escrito por jane williams | Traduzido por joão melo
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Os dez mandamentos para professores
Os professores promovem um ambiente de aprendizagem melhor ao seguirem certas diretrizes (Jupiterimages/BananaStock/Getty Images)

As normas e as diretrizes incentivam o bom comportamento, tanto na vida como no meio profissional. Às vezes essas regras são oficiais; às vezes não são ditas, mas entendidas. O ensino requer paciência, compreensão e paixão -- a tríade para um ambiente de aprendizagem eficaz.

Outras pessoas estão lendo

Seja interessado

Como professor, você deve ser interessando em seu assunto e na habilidade de aprendizado dos alunos. Um profissional desinteressado promove um ambiente de aprendizagem ruim, já que os estudantes não ligarão para o assunto abordado se você também não mostrar-se envolvido.

Estude

Além do interesse no assunto, você deve ter conhecimento sobre ele. Afinal, você é o professor! Mantenha-se atualizado sobre novas descobertas, avanços e mudanças e informe a seus alunos com autoridade e confiança.

Saiba ensinar

Ter muito conhecimento sobre um tema não significa, necessariamente, que se sabe como ensiná-lo. Deve-se entender o processo e os métodos de aprendizagem, assim como a psicologia por trás deles.

Seja atento

Você poderia falar sobre fatos, imagens e detalhes o dia inteiro, mas isso não significa que seus alunos estão aprendendo. Preste atenção às expressões faciais e à linguagem corporal, explique coisas novamente ou de maneira diferente se parecer que os estudantes estão tendo problema para entender.

Dê orientação além de informação

Ensinar envolve mais que encher cabeças de informação. Você deve orientar seus alunos sobre como aprender sozinho, como buscar informação que não esteja prontamente disponível e como abordar problemas de ângulos diferentes para achar a solução.

Deixe-os deduzir

Apesar de não ser um substituto para a aquisição de conhecimento, a dedução é uma habilidade importante para o mestre. A vida envolve incertezas, então deixe seus estudantes ganharem experiência com dedução direcionada. A dedução direcionada é, muitas vezes, o primeiro passo para encontrar a solução correta.

Deixe-os provar

Apesar da "prova" ser o foco da matemática e da ciência, o ato envolve o pensamento lógico, que é uma habilidade útil para muitos assuntos e áreas da vida. Depois de deduzirem de forma direcionada, deixe os alunos se esforçarem para provar ou desaprovar a acurácia da dedução.

Deixe-os analisar

Alguns problemas da vida possuem apenas uma solução, então encoraje seus alunos a examinar os problemas de diferentes ângulos. Isso ajuda a ganhar experiência em pensar além e permite que eles tenham um perspectiva melhor sobre como alcançar o resultado final.

Deixe-os pensar

Você quer que seus alunos realmente aprendam, não simplesmente que encham a cabeça com informação. Encoraje o processo de pensamento desafiando-os com questões provocadoras e levando interatividade para a sala de aula.

Ofereça sugestões

Se um estudante está tendo dificuldades, ofereça sugestões para que alcance a solução - não diga, simplesmente, a resposta. As sugestões induzem o pensamento, ao contrário de dizer diretamente o resultado. Permita que o estudante chegue à solução por si mesmo ao invés de forçá-lo a isso.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível