Efeitos de filmagem dramáticos

Escrito por kristy ambrose | Traduzido por marcella narvaes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Efeitos de filmagem dramáticos
Alguns diretores gostam de drama e o destacam em seu trabalho (Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images)

Há uma gama de efeitos de filmagem que cineastas usam para destacar nossas emoções e preparar o ambiente para uma certa cena. Para fazer uma cena mais dramática, diretores, escritores e cenógrafos usam uma mistura de luz, som e outros efeitos durante a filmagem e até mesmo depois, quando a cena está sendo editada. Esse processo é geralmente negligenciado pelos fãs comuns de filmes, mas as técnicas de filmagem são uma importante parte da arte cinematográfica.

Outras pessoas estão lendo

Filmagens de longa distância e closes

Uma cena de filme é simplesmente uma filmagem de alguns segundos ininterruptos. Uma cena a longa distância pode ser de uma paisagem ou do corpo inteiro de uma pessoa. Essas filmagens dão à cena um efeito dramático ou ajudam a introduzir uma história. Esses efeitos também passam a ideia de vulnerabilidade, isolamento e drama.

Close-ups, onde o rosto de uma pessoa inteiro é mostrado, podem destacar as emoções dramáticas de um personagem e trazer a atenção do público para a cena.

Efeitos de filmagem dramáticos
Close-ups como este aperfeiçoam um efeito dramático de uma cena (Thinkstock/Comstock/Getty Images)

Iluminação

Luzes, ou a falta delas, em uma cena é um efeito importante e versátil. Certos gêneros, como um filme noir ou de suspense, usam cenas sombrias que podem incluir chuva ou escuridão para fazer o filme ser mais dramático. Uma cena fica cheia de sombras para dar um ar de suspense; pode ser que haja luz apenas onde o diretor considera importante. Iluminar um personagem ou um objeto pelo lado ou por baixo faz com o que o sujeito pareça mau ou perigoso.

Efeitos de filmagem dramáticos
A iluminação apropriada pode deixar uma cena mais dramática (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Cortes e edições

Cortes são o tipo mais comum de técnica de edição usado para dar um efeito dramático e o número de cortes diferentes que podem ser realizados criam efeitos diferentes que podem ser bastante complexos. O efeito de desaparecer, dissolver e flashbacks são todos tipos distintos de cortes. Um efeito de desaparecer ou dissolver lento pode denotar a passagem do tempo e ajudar a desenvolver uma história. Flashbacks são geralmente usados para um efeito dramático para ajudar o público a entender alguma passagem da história. Cortes que vão e voltam entre cenas são usados para aumentar a tensão durante um diálogo ou ação acontecendo ao mesmo tempo em locais separados.

Som e música

Há dois tipos de músicas em filmes: diegética e não-diegética. A música diegética é parte da cena e pode ser ouvida pelos personagens. A música ou letra pode estar relacionada com a cena para um efeito dramático. A música não-diegética é direcionada apenas para o público e não pode ser ouvida pelos personagens da cena. Tons mais baixos ou músicas mais tristes geralmente aumentam o efeito melancólico. Uma música mais aterradora pode deixar a cena de um filme de suspense mais intensa ou assustadora.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível