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Como ensinar o reagrupamento em matemática

Atualizado em 18 julho, 2017

Na adição e na subtração, o conceito do reagrupamento é também chamado de "transportar" ou "tomar emprestado". Essa é a ação de repartir os números para resolver o problema. Pode ser uma ideia de difícil compreensão para as crianças, quando começam a aprender o conceito por volta do segundo ou terceiro ano. O melhor jeito para começar a ensinar o reagrupamento é usar objetos que os estudantes possam controlar e contar fisicamente; ou usar representações visuais claras de cada passo do processo.

Instruções

Use exemplos visuais claros ou objetos para começar a ensinar reagrupamento aos estudantes (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

    Reagrupamento na adição

  1. Forneça aos alunos os blocos para manipulação dos agrupamentos na base- 10. Certifique-se de que cada criança tenha ao menos cinco blocos que representam os "dez" e cerca de 30 blocos que representam os "uns".

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  2. Instrua aos alunos a dividir um pedaço de papel ao meio. Marque o lado esquerdo como "dez" e o direito como "uns". Você também poderá entregar o papel já preparado.

  3. Determine um problema matemático para iniciar, como por exemplo "14 + 28" e prepare os estudantes para montarem o problema usando os blocos em seus papéis.

  4. Explique que para representar o "14" precisarão colocar um bloco "dez" na coluna esquerda e 4 "uns" na coluna direita. Embaixo destes blocos, oriente as crianças para colocarem dois "dez" na coluna esquerda e oito "uns" na direita, representando o "28".

  5. Ajude-os a contar todos os blocos na coluna dos "uns". Faça-os separar 10 "uns" e trocá-los por um bloco "dez", colocando-o na coluna da esquerda.

  6. Instrua-os a contar quantos blocos "dez" estão na coluna esquerda, escrevendo o número "4" na mesma coluna. Em seguida, contem os blocos da coluna direita, escrevendo o número "2". As crianças verificarão que a resposta é "42".

    Reagrupamento na subtração

  1. Escreva um problema de subtração em um quadro que todos os alunos possam visualizar, como, por exemplo, "83 - 26". Posicione os números verticalmente de forma que o "26" fique embaixo do "83".

  2. Desenhe uma linha para separar as colunas dos "dez" e dos "uns" através dos dois números que estão no quadro.

  3. Explique às crianças que não é possível diminuir "6" de "3", por isso é necessário reagrupar a partir da coluna dos "dez".

  4. Lembre-os de que o "8" na coluna dos "dez" representa "80". Então você irá "tomar emprestado" "10" dos "80", riscando o "8" e escrevendo "7" sobre ele.

  5. Adicione os "10" que foram tomados emprestados da coluna esquerda ao "3" na coluna dos "uns", totalizando "13". Agora as crianças poderão subtrair cada coluna e escrever a resposta embaixo do problema. Diminua "6" de "13" da coluna dos "uns", totalizando "7". Subtraia "2" de "7" na coluna dos "dez", totalizando "5". O resultado será "57".

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O que você precisa

  • Papel
  • Lápis
  • Blocos para manipulação dos agrupamentos na base- 10
  • Quadro negro ou branco

Referências

Recursos

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