Mais
×

Como escrever um episódio piloto para TV

Atualizado em 17 abril, 2017

Todo ano, uma grande quantidade de novos programas de televisão vai ao ar. Alguns conseguem tornar-se bastante populares, enquanto outros não passam sequer do primeiro episódio. Alguém tem de surgir com todas essas ideias e escrever as séries, então, como isso tudo funciona? Aqui você irá aprender como escrever um episódio piloto para a televisão.

Instruções

Escreva o seu episódio piloto para televisão (TV image by Ilija Mitrevski from Fotolia.com)
  1. Então, você tem uma grande ideia? Certo, qual é? Você precisa ser capaz de resumir seu conceito em, no máximo, duas frases. Faça um resumo conciso, relacionando os protagonistas, dilemas, locais e o que é irônico. Essa é a sua frase-resumo. Agora, nós precisamos conhecer os seus personagens. Você deve escrever biografias completas para cada personagem seu. Depois nós vamos precisar saber que rumo o seu programa vai tomar daqui para frente. Escreva algumas ideias para episódios futuros, para que você possa tentar adicionar ao piloto alguns elementos indicativos do que vai acontecer.

  2. Depois, você precisa escrever um esboço para o primeiro episódio, também conhecido como o piloto. Leve em consideração que, na verdade, um programa de meia hora dura vinte e quatro minutos e um de uma hora dura quarenta e oito minutos. Um programa de meia hora, em geral, possui um teaser (recurso inicial de publicidade) e três atos, enquanto o de uma hora possui cinco ou seis atos. O seu esboço deve mostrar onde as pausas irão ocorrer e, se possível, os cortes devem deixar o público em expectativa, para que as pessoas permaneçam sentadas durante a pausa para comerciais e continuem assistindo.

  3. Certo, está tudo diante de você, os personagens, o esboço e os futuros episódios. Agora é hora de juntar tudo e escrever. Se você possui um software de roteirização, você pode achar um molde nele que o ajude com questões de formatação. Você irá começar digitando o título do episódio no topo da primeira página, centralizado e entre aspas. Depois, a próxima linha é a linha do ato. Esse é o número do ato, ou teaser, e é sublinhado e centralizado. Em seguida, nós chegamos ao cabeçalho de cena (slug lines), que é onde estarão descritos o tempo e o lugar. Será assim: INT. CASA DO RALPH - DIA. Você começa com interior (INT), ou exterior (EXT), depois um ponto, a localização, um travessão e a hora do dia (DIA, NOITE, MANHÃ).

  4. Em seguida, estão as linhas de ação, que descrevem a cena e o que os personagens fazem. As linhas de ação também apresentam os personagens. Depois você, é claro, terá o diálogo, que é escrito com o nome do personagem no centro da página em letras maiúsculas e as linhas de diálogo abaixo. Você continuará com as outras cenas da mesma maneira. O software realmente ajuda!

  5. O que você quer garantir ter feito em seu episódio piloto é expressar claramente quem os personagens principais são. Nós, como o público, precisamos entender as suas motivações, problemas, perspectivas e personalidades. O enredo é secundário aos personagens em um episódio piloto, porque se o público falhar em conectar-se com os personagens e não tiver apreciado passar uma tarde com eles, as pessoas não irão se sintonizar novamente, e lá se vai o seu programa.

  6. A conta de páginas é de uma página por minuto de televisão. Então, um programa de meia hora, que na verdade representa vinte e quatro minutos, deverá ter em torno de vinte e quatro paginas. Faça com que algumas pessoas leiam o seu piloto, uma vez que este estiver pronto, e escute suas opiniões. Escrever é reescrever, então espere ter de fazer mudanças. Boa sorte e, nunca se sabe, talvez um dia estaremos assistindo ao seu programa!

O que você precisa

  • Computador
  • Software para roteirização
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article