Como escrever um pequeno texto de manga

Escrito por jacob stover | Traduzido por barbara silva
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como escrever um pequeno texto de manga
A leitura de mangá é muito popular no Japão (Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images)

O mangá, uma forma japonesa de romance gráfico, é tradicionalmente vendido em brochuras e é bem mais grosso do que os quadrinhos ou romances gráficos comuns. Ele apresenta um estilo de arte particular que lembra bastante a estética dos olhos grandes, bocas pequenas e penteados elaborados do "anime" japonês. É extremamente popular no Japão, com séries de longa duração comercializadas para todas as idades e regiões. Devido à diversidade dos leitores, suas estórias se apresentam em qualquer tempo ou gênero. Escrever seu próprio pequeno texto de mangá será simples e divertido.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Pense em ideias para o enredo, cenário e personagens. Analise o tipo de estória que deseja escrever. Será feliz, profunda, artística, violenta, engraçada ou informativa? Como será contada -- com um ou vários narradores? Focará em um personagem principal ou narrará diversas estórias simultâneas? Onde ocorrerá? Quando?

  2. 2

    Faça o rascunho de uma estrutura de enredo. Pense em uma introdução sólida que servirá de início para seu texto. Escolha alguns elementos dramáticos principais que servirão como a ação da estória. Preste atenção na química entre personagens diferentes quando chegar às passagens do enredo. O drama é o núcleo da narrativa, por esse motivo certifique-se que existam diversos problemas a serem resolvidos ou superados. Tente chegar a um clímax intenso que conduza seu manga a uma conclusão satisfatória.

  3. 3

    Escreva esboços dos personagens para ajudar a desenvolvê-los de forma mais completa. Esse esboço deverá conter todas as informações importantes sobre a personalidade e a história de seus personagens. Quanto mais informações, melhor. Anote a idade, aparência e antecedentes culturais. Determine a situação sócio-econômica, suas qualidades e fraquezas, sonhos e fobias. Todos esses dados motivarão um personagem a agir de diversas maneiras. Caráteres bem desenvolvidos conduzirão a uma estória mais verossímil, facilitando a escrita de um diálogo verdadeiro para as personalidades que deseja retratar.

  4. 4

    Rascunhe um storyboard -- esboço visual grosseiro do enredo -- para o manga. Ele deverá conter uma estrutura para cada sequência principal de ação na estória. O manga é uma comunicação visual em primeiro lugar. As imagens que acompanham cada linha de texto são essenciais para a leitura completa. O storyboard auxiliará na adaptação da escrita à imagem específica, em cada quadro. Esse esboço visual também é importante para obter uma percepção do comprimento e ritmo de seu romance.

  5. 5

    Escreva diálogos interessantes e informativos. Esse é o principal vetor pelo qual os leitores compreenderão cada personalidade. O melhor diálogo é aquele que é tanto informativo quanto interessante de ler. Diálogos bem escritos aumentam o efeito dramático de uma cena, ajudando o leitor a desenvolver uma conexão emocional com cada personagem.

  6. 6

    Revise seu trabalho diversas vezes. Procure falhas ortográficas e repetições enquanto corrige. Tente ler o texto em voz alta para verificar se flui naturalmente. Busque a ajuda de amigos e familiares para obter comentários sobre o trabalho para finalizá-lo. Peça críticas e sugestões em relação a todas as áreas de interesse, inclusive sobre o enredo e personagens, verificando se os leitores entendem as ideias da forma que você pretende.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível