Estratégias para fazer deduções e tirar conclusões

Escrito por kathryn rateliff barr Google | Traduzido por mariana dsp
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Estratégias para fazer deduções e tirar conclusões
Os alunos aprendem a tirar conclusões com base em dicas dadas ao longo do texto (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

As habilidades de pensamento crítico incluem a capacidade de fazer deduções, a partir das informações dadas, e chegar a conclusões lógicas. Alunos que consigam entender o que leram e tiverem conhecimentos básicos sobre o assunto podem fazer isso com mais que 70% de precisão. Aqueles que tiverem dificuldade com isso podem usar outras estratégias para melhorar suas habilidades.

Outras pessoas estão lendo

O que o autor diz

Leia o texto e identifique os acontecimentos. Tire conclusões a respeito do que acontece em seguida ou o porquê de algo ter acontecido, com base em dicas e fatores que o autor der. Se o trecho for "Bete fez uma careta e passou o prato quando Molly lhe passou os vegetais", é possível inferir que Bete não gosta de vegetais, por exemplo. Ao ler mais, o texto pode dizer o motivo de ela não gostar, ou confirmar sua hipótese através de algo que ela diga.

Seu conhecimento

O autor presume que o leitor tenha algumas informações e experiências básicas, levando-se em consideração seu público-alvo e o nível de leitura. As deduções são feitas baseadas em um conhecimento pré-existente. Leia uma passagem e pense sobre o que você entendeu sobre esse assunto. Por exemplo, se souber que o atrito entre dois gravetos pode criar fagulhas, você deduz que alguém está tentando criar fogo, se estiver fazendo isso. Compare suas conclusões com outras informações do trecho para determinar se ela tem lógica.

Prevendo o futuro

O autor pode incluir uma série de passos ou acontecimentos no texto. Leia-os e tente imaginar o que acontecerá em seguida. Por exemplo, se souber que John está na floresta, procurando um animal quando, de repente, ele vê as pegadas desse animal, ouve algo se mexendo e vê as folhas se mexendo, é possível inferir que ele encontrou o dito animal. Lendo mais, você poderá descobrir que era outro caçador. Os dois fatos podiam acontecer, tendo-se em mente os acontecimentos anteriores. Avalie os eventos, levando em consideração as informações à mão e as pistas dadas para imaginar os possíveis resultados e determinar qual deles parece ser o mais lógico.

Deduzindo os significados das palavras

Se encontrar alguma palavra desconhecida no texto, leia a informação com cuidado para tentar entender o significado. Avalie o significado das palavras que você conhece e os acontecimentos descritos. Use essas informações para tentar subentender o significado da palavra desconhecida. Por exemplo, na frase "John fomentou uma briga entre o irmão e a irmão por causa do vídeo game". Você pode não saber o significado de "fomentar", mas é possível entender que ela significa "causar", "incitar". Se o significado fizer sentido na frase e de acordo com os acontecimentos, sua conclusão está certa.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível