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Exercícios para ganhar velocidade e agilidade para jovens jogadores de futebol

O futebol é um esporte anaeróbico que consiste de lampejos rápidos de atividade seguidos por curtos períodos de descanso. Para ser bem-sucedido, um jogador precisa ter uma velocidade de corrida pura e a habilidade de desviar de outros jogadores e fazer interceptações, o que exige agilidade. A velocidade e a agilidade são melhor desenvolvidos durante o período antes da temporada, quando os jogadores gostam de se preparar para os torneios o máximo possível.

O futebol pede um grande condicionamento físico para jogar em alto nível (Jupiterimages/Creatas/Getty Images)

Corridas em zigue-zague

Jogadores de futebol raramente correm em linha reta, pois eles precisam ser capazes de desviar os adversários que os abordam pela bola. Para melhorar suas habilidades de mudar de direção, faça corridas em zigue-zague. Coloque 10 cones em uma fileira de 1,80 m cada uma. A partir de um ponto de partida a 9 metros do primeiro cone, acelere em direção da primeira marca e corra pelos cones o mais rápido que puder. Fique o mais perto dos obstáculos possível e foque em pisar de lado ao invés de fazer voltas largas. Pode-se aumentar a dificuldade do exercício reduzindo a distância entre os marcadores ou driblando uma bola de futebol.

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Corridas de 90 metros "quebradas"

Esse exercício é uma variação dos "suicídios" usados nos treinos de basquete, e desenvolvem a velocidade de arranque enquanto ainda melhora a habilidade de mudar de direção -- ambos essenciais no futebol. Coloque cinco cones no chão, a 4,5 m entre si. Fique perto do primeiro. Ao largar, corra para o primeiro cone e volte ao começo. Imediatamente, corra até o segundo e volte. Repita o processo e corra até o terceiro cone e, então, até o quarto. O exercício está completo quando se volta ao começo cobrindo 90 m. Descanse por um minuto e repita.

Correndo com o joelho alto

Esse exercício irá melhorar seu ritmo de corrida e levantamento de joelho, que se transfere para uma velocidade de corrida maior, e é melhor realizado usando uma escada de treinos. Fique a 9 metros da extremidade da escada e comece a correr parado. Levante seus joelhos alto o bastante para que suas coxas estejam paralelas ao chão. Então, mantenha seus joelhos altos e correndo para frente enquanto se focaliza em um jogo de pés rápido ao invés de uma velocidade de projeção para a frente. Percorra a extensão da escada, garantindo que cada degrau seja pisado apenas uma vez com cada pé. No final da escada, acelere e corra 18 metros. Ande de volta ao começo e repita.

Corridas em T

Corridas em T ensinam a mudar rapidamente de direção e também ajudam ganhar velocidade multidirecional. Faça um grande T usando cones. Os eixos horizontais e verticais devem estar a 9 metros de largura. Fique no fundo do eixo vertical. Na largada, corra para frente e toque o primeiro cone. Dê um passo ao lado esquerdo e toque o cone da esquerda. Faça o mesmo para o lado direito, então volte e toque o cone central. Após o toque, corra para trás, de volta à posição inicial. Descanse por um minuto e repita. Deve-se sempre olhar para frente ao fazer esse exercício.

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Referências

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