Como se exercitar com obesidade mórbida

Escrito por ehow contributor | Traduzido por bruno belli sinder
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Como se exercitar com obesidade mórbida
Ir à academia pode ser demais se você é um obeso mórbido (Digital Vision./Digital Vision/Getty Images)

Todo mundo sabe que o segredo para emagrecer é o exercício. Entretanto, se você é um obeso mórbido, se exercitar pode ser doloroso, frustrante e embaraçoso. Saber que você precisa de exercício para resolver seu problema de saúde pode fazer com que você se sinta ainda pior. Porém, se você e seu médico determinaram um programa de exercícios adequado, existem coisas que você pode fazer para se exercitar que não envolvem uma academia ou equipamentos caros.

Nível de dificuldade:
Moderado

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Instruções

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    Comece caminhando. Além de ser de graça, você pode fazê-lo na velocidade e intensidade que quiser. A maioria das pessoas que estão morbidamente obesas podem praticar esse exercício sem muitos problemas. O CDC (Centro Norte-Americano de Prevenção e Controle de Doenças) recomenda que se faça 150 minutos de exercício aeróbico moderado por semana. Entretanto, você deve começar devagar, com 15 ou 20 minutos de caminhada por dia, e ir aumentando aos poucos.

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    Suba as escadas que aparecerem no seu caminho. É um ótimo exercício para ganhar força nas pernas e aumentar a resistência, ambos vitais na luta contra a obesidade mórbida. Quanto mais resistência você tiver, mais tempo vai aguentar se exercitando, e mais rapidamente vai entrar em forma.

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    Tente fazer exercícios no chão que não precisem de nenhum equipamento além de uma cadeira. Desde abdominais à flexões, existem dezenas de diferentes exercícios que você pode fazer, mesmo com obesidade mórbida, para fortalecer os músculos e queimar calorias. O CDC recomenda fazer atividades de fortalecimento muscular pelo menos duas vezes por semana.

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    Levante-se e dance. Muitos exercícios aeróbicos são parecidos com danças. Coloque uma música agitada e comece a se mexer. Tente usar todo o corpo para entrar no ritmo da música. Levante os joelhos, balance os braços e se divirta.

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    Considere um exercício na água. O seu peso não atrapalha tanto dentro d'água, e exercícios aquáticos são mais leves para suas juntas, que costumam ser um problema em pessoas com obesidade mórbida.

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    Divida a rotina. Iniciantes não costumam conseguir se exercitar por mais de 10 minutos por vez. Divida a rotina em múltiplas sessões ao decorrer do dia, para que no fim você tenha feito pelo menos de 20 a 30 minutos.

Dicas & Advertências

  • Assim que sua resistência e força crescerem, aumente a intensidade e a dificuldade do seu treinamento para manter uma perda de peso constante.
  • Antes de fazer qualquer mudança radical na sua dieta ou atividades, consulte um médico.

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