Fatores que contribuem para a drenagem da bateria do carro

Escrito por adriana colindres | Traduzido por amanda nunes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Fatores que contribuem para a drenagem da bateria do carro
Vários fatores podem fazer com que a bateria do carro descarregue (dead battery image by Katrina Miller from Fotolia.com)

Poucas situações são tão frustrantes como quando você entra no seu carro e liga a chave na ignição, e ainda assim nada acontece, porque a bateria do carro está descarregada. Em geral, essa situação é facilmente resolvida. Você pode chamar um caminhão reboque ou um clube de automóveis para fazer um enxerto na bateria. Você mesmo pode remediar a situação, se puder encontrar cabos de força e um veículo com uma bateria que funcione, ou caso você tenha um carregador de bateria portátil. Mas esteja ciente dos fatores que contribuem para a drenagem da bateria de um carro, assim você pode evitar esse tipo de problema.

Outras pessoas estão lendo

Muitas viagens curtas

A bateria do um carro pode descarregar se você faz muitas viagens de pequena distância. Se sua viagem dura menos do que 20 minutos, isso significa que o alternador do seu veículo não tem tempo suficiente para recarregar completamente sua bateria. A longo termo, repetidas viagens de curta distância podem diminuir a expectativa de vida da bateria do carro, que normalmente deveria durar de três a cinco anos.

Temperaturas extremas

Uma reação química serve de fonte para o poder de ação interno da bateria, e temperaturas extremas de frio ou calor afetam a maneira que essa reação acontece -- ou não acontece. Frio extremo ou temperaturas abaixo de zero previnem a ocorrência apropriada da reação química, e menos energia é gerada. Uma bateria com uma carga muito baixa pode congelar quando a temperatura está abaixo de zero. No outro extremo, temperaturas excedendo 38ºC aumentam a descarga interna da bateria. Uma exposição prolongada a essa temperatura irá drenar a bateria se ela não for usada por muitos dias.

Aparelhos elétricos e esquecimento

A bateria de um carro é necessária para muitas funções de um veículo além de apenas ligá-lo, incluindo fornecer energia para os faróis, luzes internas e o radio/toca-discos. Com o tipo certo de adaptador, você também pode usar a bateria do carro para carregar seu telefone celular ou outros aparelhos eletrônicos, como um MP3 player ou vídeo game portátil. Tudo isso é útil, mas todos os itens estranhos -- basicamente, tudo exceto os faróis quando ligado -- pode tirar muito da carga da bateria, deixando-a em um estado enfraquecido se não for carregada apropriadamente. A descarga da bateria do carro é ainda maior se você desliga o carro mas esquece os faróis ligados, não fecha a porta ou o porta-malas adequadamente, ou deixa o carregador do seu celular plugado. Outra drenagem significante da bateria ocorre se você está no carro e ouve o rádio com o carro desligado. Se você faz qualquer uma dessas coisas, há uma boa chance de sua bateria estar muito fraca para ligar o veículo da próxima vez que você precisar.

Corrosão e idade

A corrosão na bateria de um carro interfere no seu funcionamento normal. Há diferentes maneiras de limpar a corrosão, que geralmente parece uma substância poeirenta. Você pode usar uma ferramenta para limpeza dos terminais, que tem uma escova. Outra escolha é um spray especial projetado para limpar os terminais da bateria do carro; apenas siga as instruções do fabricante. Pela sua natureza, as baterias perdem força quando se tornam mais velhas. Motoristas prudentes irão checar a bateria e o alternador uma vez no ano como parte da rotina de inspeção de segurança do veículo.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível