Guia para uma dieta de baixo índice glicêmico

Escrito por laura bramble | Traduzido por thiago sanches
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Guia para uma dieta de baixo índice glicêmico
Alimentos com baixo índice glicêmico melhoram a qualidade de vida de diabéticos (Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images)

Parece que há uma nova dieta ou plano alimentar nos jornais, na TV ou on-line todos os dias, recebendo a nossa atenção antes mesmo de saber como ele funciona e como ele beneficia o corpo. Isso torna difícil determinar qual plano de alimentação é ideal para você. Uma ideia que está sendo divulgada atualmente é a dieta de baixo índice glicêmico. O que é, como funciona e o que ele vai fazer por você?

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Índice glicêmico

Depois que o alimento ingerido entra no intestino, seu corpo o divide liberando a glicose, ou açúcar, da comida. O corpo requer insulina para processar este açúcar, e a quantidade de insulina necessária é medida utilizando o índice de glicemia (GI). Cada alimento tem um valor de GI em uma escala de um a 100.

Alimentos de alto índice glicêmico

Alimentos que quebram rapidamente e inundam seu corpo com um monte de glicose exigem muita insulina para processá-los. Esses alimentos são chamados de alimentos de alto índice glicêmico. Estes incluem alimentos fritos, a maioria dos pães e cereais, banana, frutas secas, sucos de frutas, tubérculos ricos em amido, carnes processadas, produtos lácteos cheia de gordura, bebidas alcoólicas e doces. Um alimento com um índice acima de 70 é considerado de alto índice glicêmico.

Alimentos de baixo índice glicêmico

Alimentos que quebram lentamente e proporcionam um fluxo mais uniforme de glicose em seu corpo necessitam de menos insulina para processar. Estes são alimentos de baixo índice glicêmico, os quais incluem carnes mais magras, peixes e frutos do mar, frutas e legumes, pães integrais e cereais, feijão, arroz integral, ovos, laticínios com pouca gordura, bebidas sem açúcar e condimentos com baixo teor de gordura . Alimentos com IG abaixo de 55 são considerados alimentos de baixo índice glicêmico.

Objetivo da Dieta

O objetivo de uma dieta de baixo índice glicêmico é fornecer ao seu corpo um nível lento e constante de glicose nos alimentos permitindo que os níveis de insulina mantenham-se baixos e equilibrados. Isso ajuda a tornar a digestão mais eficiente e não deixar o seu corpo estressado. Esta regulação natural da insulina dos alimentos de baixo índice glicêmico é recomendado para diabéticos.

Estudos científicos

Estudos feitos pelo Dr. David Jenkins, da Universidade de Toronto e Dr. Mark Pereira, da Universidade de Minnesota, ambos publicados separadamente no Journal of the American Medical Association (Jornal da associação americana de medicina) mostraram que a dieta de baixo índice glicêmico é eficaz para ajudar a controlar e prevenir a diabetes. A pesquisa do Dr. Jenkins comparou a dieta de baixo índice glicêmico com a dieta rica em fibras tradicionalmente recomendada e a achou melhor para combater os sintomas da diabetes. Dr. Pereira descobriu que uma dieta de baixo índice glicêmico foi mais bem sucedida no combate à diabetes do que uma dieta de baixa gordura.

Perda de peso

Muitas dietas comerciais, como "Dieta da lua" e dieta de "Dieta dos pontos", usam esta ideia básica. Seu sucesso não vem apenas de comer alimentos de baixo IG, mas também através de restrição de calorias. Os estudos não têm mostrado que essas dietas sejam mais eficazes para a perda de peso do que qualquer outra dieta de restrição de calorias. No entanto, alguns afirmam que os hábitos alimentares adotados em uma dieta de baixo índice glicêmico oferecem uma melhor chance de manter o peso baixo.

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