Inseticida biológico para formiga-lava-pés

Escrito por eoghan mccloskey | Traduzido por débora faggioni
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Inseticida biológico para formiga-lava-pés
Picadas de formigas são muito doloridas e podem trazer sérias consequências (John Foxx/Stockbyte/Getty Images)

Na maior parte das vezes, as formigas causam danos mais do que superficiais ao seu gramado, e você deve tolerá-las quando possível. As formigas-lava-pés são uma exceção importante a essa regra, pois deve-se removê-las à primeira vista. Elas podem atacar qualquer pessoa ou animal que passe perto de um formigueiro, com picadas doloridas e de efeito prolongado, e sua remoção mecânica deixa a pessoa envolvida muito suscetível a picadas. Existem muitos inseticidas biológicos eficazes que substituem o uso dos químicos e sintéticos.

Outras pessoas estão lendo

Inseticidas biológicos

Alguns termos diferentes descrevem diferentes classes de inseticidas, por isso é necessário primeiramente esclarecer o que exatamente o termo "inseticida biológico" significa. Programas de controle de insetos são geralmente sintéticos ou orgânicos. Métodos de controle orgânico incluem saneamento, retirada, remoção manual do inseto, modificação do habitat e o uso de inseticidas que são considerados "de origem natural", já que são elaborados de partes de plantas. Métodos de controle biológico são um tipo de controle orgânico de insetos e, geralmente, envolvem tanto a introdução como a proteção dos animais que se alimentam de insetos problemáticos. Também é considerada biológica a utilização de nematoides parasitas, bactérias ou fungos que podem eliminar uma população de formigas-lava-pés.

Recomendações

Os métodos de controle biológico mais comuns recomendados para as formigas-lave-pés geralmente incluem várias espécies de moscas forídeas -- que parasitam formigas --, ácaros predadores, parasitas nematoides e microrganismos patogênicos como Kneallhazia solenopsae e Beauvaria bassiana. A investigação sobre o uso de moscas forídeas (às vezes chamadas de moscas decapitadoras) para controle de formigas-lava-pés, está em seus estágios iniciais e podemos estar a anos de compreender plenamente o seu potencial. Alguns dos outros métodos de controle listados (como nematoides parasitas) podem estar disponíveis para venda aos consumidores, enquanto as autoridades locais e agentes de extensão universitária podem usar outros.

Dicas de uso

Qualquer inseticida biológico (ou mesmo qualquer inseticida) só é eficaz quando aplicado de acordo com as instruções de aplicação impressas do fabricante, por isso sempre siga essas instruções em primeiro lugar. Kneallhazia solenopsae elimina colônias de formigas-lava-pés, infectando a rainha com uma doença que inibe sua capacidade de reprodução provocando sua morte prematura. Kneallhazia solenopsae é mais eficaz em formigueiros que têm múltiplas rainhas e sua eficácia diminui naqueles com apenas uma. Outros métodos biológicos, tais como ácaros e nematódos parasitas, devem simplesmente estar de acordo com as instruções do fabricante, para assegurar o controle.

Considerações

A biologia e propagação das formigas-lava-pés as tornam economicamente, tecnicamente e ecologicamente impossível de se erradicar em áreas maiores. Em outras palavras, você não poderá erradicar completamente as formigas-lava-pés de uma área extensa onde elas habitam, portanto os métodos de controle devem se concentrar em minimizar o incômodo e perigo que representam para a sua família e animais de estimação, visando ainda minimizar a toxicidade para outras plantas e animais selvagens. Os inseticidas biológicos certamente não oferecem tantas opções para o controle de formigas lava-pés como os inseticidas sintéticos, mas a sua baixa toxicidade torna a escolha ideal para os proprietários preocupados com os possíveis efeitos nocivos do uso de inseticidas sintéticos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível