Educação e ciência

Jean Piaget e os tipos de conhecimento

Escrito por erin schreiner Google | Traduzido por juliana s. zoccoli
Jean Piaget e os tipos de conhecimento

Crianças adquirem conhecimento físico através da observação

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Jean Piaget foi um notado psicólogo suíço que se especializou em explorar o processo através do qual as crianças aprendem. Uma das contribuições mais significativas feitas por Piaget para a compreensão psicológica foi a sua teoria dos tipos de conhecimento. Ao compreender esses tipos de conhecimento propostos, você pode ser capaz de compreender melhor as maneiras pelas quais as crianças passam a adquirir conhecimento.

Outras pessoas estão lendo

Conhecimento físico

O primeiro tipo de conhecimento que as crianças adquirem é o conhecimento físico. Crianças adquirem conhecimento físico recolhendo informações sobre o mundo através da observação. Os alunos começam a recolher estas informações durante a infância, desenvolvendo uma compreensão das emoções através da leitura das expressões dos outros, ou aprendendo lições acadêmicas básicas enquanto jogam com brinquedos. Enquanto as crianças desenvolvem suas habilidades de aquisição de outros conhecimentos, este tipo de aquisição de conhecimento continua a ser uma forma fundamental em que elas aprendem coisas novas e constroem entendimento.

Conhecimento lógico-matemático

Uma vez que as crianças são capazes de se engajar em pensamento crítico, eles começam a adquirir conhecimento lógico-matemático. Este tipo de conhecimento, diferente do conhecimento físico, não é adquirido apenas através da observação, mas por meio de processamento mental da informação que obtêm através da observação. O conhecimento lógico-matemático é mais abstrato do que o conhecimento físico e requer que os alunos deduzam conhecimentos de coisas que observam e inventem respostas para explicar coisas que eles testemunharam. Enquanto as crianças desenvolvem a capacidade de adquirir conhecimento lógico-matemático elas não param de adquirir o conhecimento físico, mas adicionam outro tipo de conhecimento para o seu conjunto de habilidades.

Conhecimento social

Conhecimento social é o último e mais complexo tipo de conhecimento que as crianças aprendem a adquirir. A aquisição do conhecimento social depende de um entendimento das formas em que os indivíduos se comunicam e criam laços. Porque este tipo de conhecimento requer uma compreensão complexa de emoções humanas e estímulos sociais, é o último tipo de conhecimento que as crianças são capazes de adquirir. Conforme as crianças desenvolvem a capacidade de absorver o conhecimento social, acrescentam esta habilidade ao seu repertório de tipos de conhecimento, em vez de substituir habilidades de aquisição de conhecimento previamente adquiridas.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media