Como lidar com músculos doloridos após o exercício

Escrito por beverlee brick | Traduzido por ana claudia bragé
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Como lidar com músculos doloridos após o exercício
As bananas ajudam na recuperação do músculo (Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images)

Exercitar-se traz uma sensação de bem-estar. Porém o corpo dolorido no dia seguinte (ou até mesmo no dia após esse) não traz. Qualquer um que já tenha se exercitado conhece a dor muscular após exercícios vigorosos. Na verdade, muitos atletas consideram que a dor é um sinal de que a atividade física foi realizada de forma adequada. Para aqueles que não desejam sentir dor após o treino, existem algumas dicas para reduzir a "ressaca" do exercício.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

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O que você precisa?

  • Água potável
  • Gelo
  • Ibuprofeno
  • Banana

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Instruções

    Dia dos exercícios

  1. 1

    Envolva-se em uma sessão adequada de relaxamento após a atividade física. Isso inclui repetições leves dos movimentos que você realizou e pelo menos 20 minutos de alongamento nas áreas que exercitou.

  2. 2

    Pule o banho quente de banheira. A dor após o exercício é causada pelos rompimentos microscópicos que levam ao crescimento muscular. O calor irá causar inflamação, o que exacerba os rompimentos e torna a dor ainda maior.

  3. 3

    Beba pelo menos meio litro de água imediatamente após se exercitar.

  4. 4

    Tome a dose recomendada de ibuprofeno. As qualidades anti-inflamatórias dele irão ajudar a reduzir os danos aos músculos. Beba mais meio litro de água com o analgésico.

  5. 5

    Coma banana. O potássio ajuda a reconstruir os músculos e irá acelerar sua recuperação. O ibuprofeno pode causar irritação estomacal, portanto, um lanche saudável irá evitar isso.

  6. 6

    Se a atividade física foi especialmente pesada, aplique gelo nos músculos afetados por pelo menos 20 minutos. Mantenha um pedaço de pano fino entre o gelo e sua pele.

    A manhã seguinte

  1. 1

    Continue hidratando-se regularmente durante o dia. Permanecer hidratado ajuda praticamente todos os sistemas do corpo, inclusive aqueles responsáveis pela cura e recuperação.

  2. 2

    Coma outra banana e tome mais uma dose de ibuprofeno. Ambos os tratamentos químicos são importantes no segundo dia.

  3. 3

    Faça alongamentos leves nos grupos musculares afetados. Não force o alongamento, pois isso pode romper as fibras musculares assim como no exercício. Apenas trabalhe gentilmente para melhorar a amplitude de movimento.

  4. 4

    Pode ser que doa, mas repetir gentilmente os movimentos do exercício pode acelerar a sua recuperação. Não faça nada extenuante, apenas mova o corpo da mesma forma que fez no exercício. Se você estiver dolorido por causa de uma corrida, faça uma caminhada. Se está machucado devido a treinamento de bíceps, dobre e desdobre os braços algumas dezenas de vezes.

Dicas & Advertências

  • Se a dor estiver muito forte e continuar aumentando nos próximos três dias, você pode ter se lesionado durante a atividade física. A dor de um músculo distendido pode ser parecida com a de cansaço pelo exercício. Consulte um médico se a dor restringir gravemente o movimento ou se ela não reduzir.

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