Como lidar com pais que mostram diferenças entre irmãos

Escrito por david coodin | Traduzido por larissa frança
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como lidar com pais que mostram diferenças entre irmãos
As crianças são mais felizes quando os pais tratam os irmãos de forma justa (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Uma maneira certa de fazer irmãos sentirem ciúmes um do outro é ter favoritos entre seus filhos. As crianças que são tratadas de forma diferente pelos pais são mais prováveis de desenvolver depressão, baixa auto-estima e ter problemas na escola. A carga de lidar com pais injustos nunca deveria estar sobre as crianças, que podem se sentir tentadas a entrarem em uma competição pouco saudável por atenção. Se pais que você conheça, ou de crianças sob o seu cuidado, estão tratando seus filhos de forma desigual, gentilmente intervenha oferecendo a eles estratégias para serem mais justos com os filhos.

Outras pessoas estão lendo

Escutar

Os pais podem não reconhecer que estejam tendo favoritos entre seus filhos. Diga a eles para escutá-los a fim de entender o que eles necessitam de seus pais. As crianças precisam sentir-se validadas e aquelas que estão recebendo menos atenção que seus irmãos podem sentir-se rejeitadas. Assegure-se de que os pais estejam cientes de como podem estar contribuindo para o sentimento de desmerecimento de seus filhos. Faça com que eles perguntem às crianças se elas sentem-se desvalorizadas em relação aos irmãos.

Linguagem

Às vezes a linguagem que usamos inadvertidamente pode transmitir favoritismo, mesmo que seja não intencional. Estimule os pais a escutar como eles falam com seus filhos e para estar cientes de quaisquer diferenças em como eles falam com eles. Faça-os entender que se eles possuem uma conexão melhor com um irmão que o outro, eles necessitam assegurar-se de que seus elogios sejam distribuídos igualmente. Os pais também devem estar atentos se reclamam com um filho sobre algo que é permitido ao outro fazer.

Deixar as crianças serem elas mesmas

As crianças da mesma família podem ser completamente diferentes umas das outras. Em vez de tentar fazer com que elas sejam parecidas, os pais deveriam permitir que crianças diferentes sejam elas mesmas. Diga aos pais, que podem estar tendo favoritos, para não tentar mudar uma criança ou dizer a eles para serem mais parecidos com seu irmão ou irmã. Contanto que o comportamento não seja destrutivo ou perigoso, não faz sentido tentar forçar uma criança que seja diferente da "norma" da família a ser como todo mundo. Assegure-se de que os pais saibam valorizar a individualidade de cada criança.

Encontre atividades comuns

Uma maneira para os pais relacionarem-se com seus filhos é encontrar atividades que eles desfrutem juntos. Aqueles que agem com favoritismo podem ter mais atividades em comum com uma criança do que com a outra. Encoraje-os a encontrar atividades que possam ser compartilhadas com todos os seus filhos em diferentes momentos. Mesmo que o passatempo de um deles pareça ser muito divergente, os pais deveriam procurar por atividades, tais como ler livros ou fazer cursos, que eles desfrutem com seus filhos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível