Nutrição: flocos de aveia

Escrito por fiona bayly | Traduzido por samantha g. silva
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Nutrição: flocos de aveia
Flocos de aveia contêm nutrientes vitais (oat flakes image by Stepanov from Fotolia.com)

Flocos de aveia - grãos de aveia que foram secos ao forno, vaporizados e prensados - são ingredientes nutritivos e versáteis. Compõem não só cereais mas também pães integrais, bolos etc. Os flocos de aveia oferecem proteínas, vitaminas e outros nutrientes importantes para nosso bem-estar.

Outras pessoas estão lendo

Valores nutricionais básicos

Em flocos finos ou grossos, a aveia possui alto valor nutricional, com conteúdo proteico equivalente a soja, leite e ovos. Para apenas 125 a 150 calorias por 1/4 de xícara, os flocos de aveia proporcionam 6,6 g de proteína, 25,8 g de carboidrato, 4,1 g de fibra e 2,7 g de gordura, o que faz da aveia a opção ideal para dietas de baixa caloria. A lenta liberação de carboidratos pela aveia estabiliza o nível de glicose no sangue e suas fibras solúveis ajudam a diminuir a lipoproteína de baixa densidade ou colesterol LDL, no sangue.

Nutrição: flocos de aveia
Incluir a aveia no café da manhã proporciona altas doses de proteínas e fibras (Oatmeal with blackberries. Bowlful of cereal. image by Monika 3 Steps Ahead from Fotolia.com)

Proteínas

A aveia é a única fonte de avenalina, proteínas especializadas semelhantes às leguminosas ou globulina. As globulinas são caracterizadas por sua solubilidade em água e são responsáveis pelo papel primordial da aveia na absorção gastrointestinal da água e na saúde digestiva. A concentração proteica da aveia, de 12 a 24%, é uma das mais altas entre os grãos. Além disso, a aveia tem baixa concentração de glúten, proteína predominante no trigo e que não é digerida por pessoas com doença celíaca.

Nutrição: flocos de aveia
A qualidade proteica da aveia equivale à dos ovos (edible egg image by Andrey Kiselev from Fotolia.com)

Fibra

Flocos de aveia contêm farelo de aveia, a fonte de fibra da aveia, uma substância que tem ganhado proeminência no combate ao colesterol. Pesquisas afirmam que a ingestão de apenas 3 g diários desta fibra solúvel chamada beta glucana pode ajudar a diminuir o colesterol LDL e combater doenças cardíacas. As saponinas são fibras extraídas da aveia que funcionam como um sabão - "sapon", em latim, significa "sabão" - e atuam como emulsionante sobre o prejudicial LDL.

Nutrição: flocos de aveia
Os grãos de aveia são processados em farelo (oat seeds in ceramic pot image by Maria Brzostowska from Fotolia.com)

Gorduras

A aveia possui mais gordura do que a maioria dos grãos, perdendo apenas para o milho. No entanto, suas gorduras são predominantemente polinsaturadas e monoinsaturadas, benéficas ao coração, além de transportarem vitaminas lipossolúveis como as vitaminas A, D, E e K. Esquematizando a síntese lipídica por uma xícara de aveia, obtemos 3,955 g de gordura polinsaturada, 3,398 g de monoinsaturada e apenas 1,899 g de gordura saturada. A gordura saturada, assim como a gordura trans, acelera o depósito de placas nas artérias e outras doenças cardíacas como a arteriosclerose.

Nutrição: flocos de aveia
A aveia contém ácidos graxos saudáveis (Toasted muesli on African wooden spoon image by Elzbieta Sekowska from Fotolia.com)

Vitaminas e minerais

O conteúdo mineral de uma xícara de flocos de aveia inclui 7,36 mg de ferro, 7,669 mg de manganês e 6,19 mg de zinco. Entre as vitaminas estão 2,104 mg de ácido pantotênico, 1,499 mg de niacina, 1,190 mg de tiamina e 0,186 mg de vitamina B6. O ácido pantotênico ou vitamina B5 é essencial para o metabolismo e crescimento, sendo necessários 1,7 a 2 mg diários para crianças e de 4 a 5 mg para adolescentes e adultos. Niacina, ou vitamina B3, auxilia o corpo na utilização da energia proveniente dos alimentos. Esses nutrientes, alojados no núcleo da fibra e gérmen da aveia, somados aos componentes acima descritos, contribuem para que os flocos de aveia figurem como o mais nutritivo dentre todos os cereais.

Nutrição: flocos de aveia
As vitaminas do complexo B otimizam a energia proveniente dos alimentos... então, vá em frente e "aveie-se" (middleage man playing tennis image by Galina Barskaya from Fotolia.com)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível