Mais
×

As oito frutas mais diuréticas

Coma mais frutas!
JanPietruszka/iStock/Getty Images

Introdução

Muitas pessoas, quando seguem uma dieta alimentar, veem seu esforço comprometido pelo inchaço incômodo causado pela retenção de água. O peso aumenta de um dia para o outro! As causas variam, mas isso ocorre principalmente por desequilíbrios hormonais, por alterações fisiológicas em função do ciclo menstrual e pela falta de consumo de vegetais que ajudem o corpo a eliminar, pela urina, todo o líquido retido. Os alimentos que desempenham a função diurética devem ser ricos em potássio, magnésio e vitamina B6. Conheça agora um pouco mais sobre as frutas que podem ajudar você a desinchar.

Tudo de bom!
Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images

Eva tinha razão

Ao oferecer a maçã para Adão, Eva já sabia naquele tempo o que era bom. A fruta tem alto teor de potássio e vitamina B6, tornando-a um diurético natural. Segundo a médica ortomolecular e nutróloga Tamara Mazaracki, a maçã também reduz a acidez e a síndrome do intestino irritável. "Seu alto teor de pectina, que forma as fibras das frutas cítricas, ajuda também a acelerar o trânsito intestinal, evitando a formação de gases e diminuindo a taxa de colesterol do organismo", explica. Experimente levar uma maçã para o lanche da tarde.

Dá água na boca!
Digital Vision./Photodisc/Getty Images

A suculenta pera

A fruta é rica em potássio, magnésio e água, e por isso ajuda a eliminar líquidos do organismo. Por ser rica em pectina, melhora o funcionamento do intestino e ajuda a controlar o açúcar e o colesterol no sangue. Segundo pesquisa recente coordenada pelo Instituto de Medicina Social do Rio de Janeiro, consumir três dessas frutas por dia ainda elimina uns quilinhos. Isso porque, além de possuir ação diurética, a fruta é pouco calórica (100 g contêm 59 calorias) e concentra mais quantidades de fibras do que outras frutas, como a maçã, melhorando o funcionamento do intestino.

Ótima opção na estação quente
Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

O frescor da melancia

Não há quem resista a um delicioso suco de melancia geladinho. E nem precisa adoçar ou acrescentar mais nada! A fruta é riquíssima em água (150 g dela contêm 140 ml de água), potássio e magnésio. Com isso, proporciona excelente ação diurética e ajuda também na prevenção de câimbras. A melancia também é fonte de licopeno, um antioxidante que protege do câncer de próstata e de mama. Com poucas calorias e rica em fibras, pode ser incluída com sucesso nas dietas. Experimente-a em fatias ou em sucos.

Doce delícia
John Foxx/Stockbyte/Getty Images

A leveza do melão

O melão é ainda mais rico em potássio do que a melancia e também contém grandes quantidades de água, sendo outro poderoso diurético natural. Suas propriedades antioxidantes protegem o organismo dos radicais livres e adiam o envelhecimento precoce. O consumo da fruta também ajuda a proteger o coração, pois o potássio e as fibras presentes reduzem a absorção de gorduras pelo organismo. Inclua uma porção em seu café da manhã para começar bem o dia. O suco, por ser pouco calórico, também é ótima opção.

Bebida saudável
Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images

Vai um coco?

A água de coco natural também contém potássio, magnésio e diversos outros minerais que ajudam na eliminação de líquidos no organismo. Mas seus benefícios vão além: é um repositor natural de eletrólitos, ajudando na recuperação de atletas e praticantes de atividades físicas. Também pode auxiliar no tratamento da desidratação, principalmente em crianças e idosos, e no controle da pressão arterial. Pouco calórica e muito saborosa, serve de base para diversos preparos, como o do suco verde feito com verduras e maçãs, sem precisar adicionar açúcar ou adoçante.

Frescos e suculentos
Andy Sotiriou/Photodisc/Getty Images

Morangos vitaminados

Rico em nutrientes como vitaminas A, C, E, zinco, potássio, magnésio, cálcio, ácido fólico e fibras, o morango tem ainda uma vantagem a mais: é pouco calórico e apresenta um baixo índice glicêmico. Sua cor vermelha se deve aos bioflavanóides, que têm ação antioxidante. Também são responsáveis por manter o sistema circulatório eficiente, melhorando a irrigação dos tecidos e evitando o envelhecimento precoce. A fruta ajuda ainda a aumentar a resistência a infecções e na cicatrização de ferimentos. Use-a em sucos, como petisco na hora da fome e em saladas verdes.

O poder do azedinho
Polka Dot Images/Polka Dot/Getty Images

Os benefícios do limão

O efeito diurético do limão já é bastante conhecido. Estudos realizados na Universidade de Purdue, nos Estados Unidos, comprovaram essa ação. Apesar do sabor ácido, o limão não agride o aparelho digestivo. No organismo, age como cicatrizante, expectorante, antibactericida e desintoxicante. "O suco de meio limão em um copo de água ao natural, em jejum pela manhã e 15 minutos antes do café, é de grande ajuda em dietas de emagrecimento", explica a médica Tamara Mazaracki. A fruta contém generosas quantidades de vitamina C, potássio, manganês e fibras.

Fruta tropical
Ciaran Griffin/Stockbyte/Getty Images

Abacaxi refrescante

Quer perder líquido e ainda desinchar a barriguinha? Passe a consumir mais abacaxi. Rica em fibras que dão saciedade, a fruta melhora o trabalho intestinal e faz desaparecer o inchaço do abdômen. Também tem alto teor de potássio, manganês, magnésio e cálcio, o que o classifica como uma fruta diurética. É também fonte de vitaminas A e C, além de outros nutrientes importantes, como a bromelina, uma enzima que facilita a digestão e tem ação anti-inflamatória. E o melhor: é pouco calórico. Uma rodela de 2 cm de abacaxi (100 g) tem em média 50 calorias.

Sempre fresquinhas
Jupiterimages/Stockbyte/Getty Images

Aumente o consumo

Por seus inúmeros benefícios, as frutas devem fazer parte da alimentação diária de todas as pessoas. E quando são diuréticas ainda ajudam o organismo a eliminar o peso da água excedente. O ideal é consumi-las em duas a três porções diárias, procurando variar nas opções. Uma boa sugestão de suco diurético é bater no liquidificador uma fatia grossa de abacaxi, 10 folhas de hortelã e água de um coco verde. Mas é possível criar outros sucos saborosos e muito saudáveis com a combinação de várias frutas.