×
Loading ...

Como os pandas acasalam?

Atualizado em 26 julho, 2018
Como pandas acasalam? (Getty Images)

Quando a temporada de acasalamento começa?

O outono é a época de acasalamento dos ursos panda, e dura de março a meados de maio. Porém, durante este tempo, uma panda fêmea só tem uma janela de três a sete dias em que pode conceber. Este período é conhecido como ciclo estral. A maturidade reprodutiva dos pandas dura até que eles tenham cerca de 20 anos, e começa quando eles têm cerca de sete anos (com a sua expectativa de vida estimada em cerca de 30 anos na natureza).

Loading...

A escolha de um companheiro

Pandas são animais solitários. Isso geralmente significa que existem poucos homens na vizinhança de uma panda fêmea no cio. Normalmente de dois a cinco machos competem pelo direito de se reproduzir. O maior macho geralmente surge como vencedor depois de um rugido agressivo. A panda fêmea irá atrair seu companheiro marcando o território (se esfregando contra árvores e urinando) e gritando.

A biologia do acasalamento e reprodução

O panda macho monta na fêmea para a penetração. O sexo pode durar de 30 segundos a cinco minutos. O macho deixa a fêmea após copular e não terá papel nenhum na criação da prole. A gravidez dura entre quatro e cinco meses, divididas em duas fases distintas. Os primeiros dois a três meses são conhecidos como "implantação atrasada". O óvulo fertilizado se divide algumas vezes e os segmentos flutuam no útero. Após esta fase, o embrião liga-se, finalmente, à parede do útero. A partir desta segunda etapa, o período de gestação é de dois meses.

Ciclo de acasalamento

Uma panda fêmea fica biologicamente apta a se reproduzir a cada dois anos. No entanto, se seu filhote morrer antes de completar seis meses de idade, ela pode reproduzir de novo no ano seguinte.

Filhotes de panda

A mãe cava uma cova para dar à luz e criar seu filhote. Pandas dão à luz a um ou dois filhotes, e muito raramente três. Pandas recém-nascidos necessitam de tantos cuidados de sua mãe que ela só é capaz de criar um filhote. O segundo é abandonado. Não se sabe como pandas fêmeas escolhem qual filhote criar. Filhotes de panda são os menores mamíferos recém-nascidos, excluindo bebês marsupiais. Eles têm cerca de 140 g e 16 centímetros de comprimento, e são aproximadamente 1/900 do tamanho de sua mãe. Filhotes de panda nascem rosa com pelos brancos e curtos; os olhos ficam fechados pelo menos até um mês após o nascimento. O pelo cresce lentamente, tornando-se cinza antes de virar preto.

Loading...

Recursos

Loading ...
Loading ...