on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como saber se uma pedra de jade é verdadeira

Atualizado em 17 abril, 2017

A jade é uma pedra preciosa minerada em todo o mundo, normalmente por sua aparência verde translúcida, mas, na verdade, ela pode ser encontrada em uma variedade de cores -- de branco a rosa e até marrom. Ela é popular para esculturas e também para uso em joias. Se você tem dúvidas sobre a autenticidade de um item supostamente feito de jade, alguns testes simples ajudarão a avaliar a peça.

Instruções

A jade é valorizada por sua qualidade translúcida (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)
  1. Arranhe a jade com um canivete ou faca de cozinha. Veja se ela resiste ao risco, indicando que é uma jade verdadeira. Se ela ficar arranhada, pode ser falsa, como uma serpentina.

    Loading...
  2. Examine a jade com uma lupa com aumento de 10X, sob uma luz forte. Veja se existe um padrão fibroso na pedra, indicando que é uma jade verdadeira. Procure por uma claridade para identificar imitações. Se você perceber um padrão em camadas, provavelmente há uma camada fina de jade presa a uma pedra de menor valor embaixo.

  3. Segure a jade em sua mão para que ela se aqueça até sua temperatura corporal. Deixe-a sobre a mesa ou balcão da cozinha por um minuto, depois, sinta-a novamente. Veja se ela resfriou até a temperatura ambiente como uma jade verdadeira -- as falsas tendem a prender o calor por mais tempo. Toque-a com a língua, se você tiver dificuldade em dizer se ela resfriou ou não. Se parecer fria, é uma jade.

Loading...

Aviso

  • Se a peça não for sua, peça a permissão do dono antes de tentar arranhá-la com a faca.

O que você precisa

  • Faca
  • Lupa com aumento de 10X

Referências

Loading ...
Loading ...