Princípios de percepção e relações interpessoais

Escrito por rachel murdock | Traduzido por natalia peres
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Princípios de percepção e relações interpessoais
A percepção influencia nossa interpretação do comportamento de uma pessoa durante uma conversa (Polka Dot RF/Polka Dot/Getty Images)

O ditado "a percepção é realidade" é uma verdade nas relações interpessoais. Se as suas percepções a respeito de alguém ou de uma situação mantêm-se verdadeiras para você, elas devem ser avaliadas atentamente, mesmo que os fatos não as apoiem. Para melhorar as relações interpessoais, você pode trabalhar em cima de suas percepções, reconhecendo preconceitos que podem afetá-las e corrigindo-as para obter percepções mais precisas e relacionamentos saudáveis.

Outras pessoas estão lendo

Atribuições

Atribuições são explicações ou razões, que damos para as palavras e ações das outras pessoas. Nós podemos fazer atribuições internas ou externas. Atribuições internas associam palavras e ações ao caráter de uma pessoa ou a quem ela é; enquanto que as atribuições externas reconhecem circunstâncias exteriores de uma pessoa e situação. Por exemplo, se você fizer atribuições internas sobre um amigo que estava atrasado para um almoço, você pode dizer que ele é preguiçoso, desinteressado ou desorganizado. Se você fizer atribuições externas, diria que ele ficou preso em um engarrafamento, teve um problema familiar ou foi pego por um vizinho falador. Nós, na maioria das vezes, fazemos atribuições internas para os outros, mas nos desculpamos com atribuições externas. A realidade é que há muitas causas internas e externas para o discurso e comportamento. Estas atribuições afetam nossas percepções, de modo que devemos fazê-las com cuidado.

Interpretações

Outro princípio da percepção é a interpretação. As pessoas percebem através de três etapas: selecionar, organizar e interpretar informações obtidas a partir dos sentidos. Os indivíduos lembram-se e respondem a informações ou estímulos, que sejam importantes ou destaquem-se por algum motivo, os quais afetam a percepção de cada um. As pessoas estruturam esses estímulos de formas diferentes e, em seguida, interpretam -- ou atribuem significado -- à informação. Estereótipos, que formamos com base em nossos desejos de consistência, primeiras impressões e profecias autorrealizáveis também ​​afetam nossas interpretações das pessoas.

Personalidade

A teoria da personalidade inerente diz que as percepções de uma pessoa são coloridas pela própria personalidade dela. Se alguém tem certos traços de personalidade dominante, o modo como ele vê os outros é afetado por essas características e por seus sentimentos a respeito dessas características. Há muitas maneiras diferentes de categorizar personalidade, mas, em geral, fazemos suposições sobre determinados tipos de personalidade. Por exemplo, as pessoas gregárias e extrovertidas podem ser percebidas como positivas, sendo consideradas felizes por aqueles que compartilham das mesmas qualidades desta personalidade. Pessoas introvertidas podem perceber aquelas que são extrovertidas como irritantes ou egocêntricas -- ou possivelmente observam-nas como autoconfiantes e competentes.

Cultura

A percepção das pessoas é afetada pela cultura em que nasceram e foram criadas. Os indivíduos também percebem os outros de uma maneira particular, por causa de sua experiência cultural. A raça é um gatilho cultural, assim como religião ou nacionalidade. Dentro de uma cidade ou comunidade, as diferentes áreas de um povoado têm culturas variadas e, frequentemente, estes gatilhos de percepção também sofrem variações. Por exemplo, se uma pessoa parece ser de origem asiática, alguns percebem-na como inteligente e vão tratá-la como se ela fosse excepcionalmente inteligente, mesmo sem nenhuma outra evidência além da forma do rosto dela.

Gênero

Embora os gêneros sejam mais semelhantes do que diferentes, na maioria dos aspectos de comunicação, muitos afirmam que há uma diferença biológica na percepção de homens e mulheres. Sugere-se que os homens percebem o tempo e espaço melhor do que as mulheres, enquanto que elas tendem a identificar com mais precisão as emoções e a perceber melhor as relações espaciais. No entanto, muitas pessoas são socializadas para perceberem as mulheres como um ser fraco ou indeciso e a notar os homens como sendo machistas e teimosos, mesmo quando o comportamento de ambos contradiz essas ideias.

Verificação de percepção

Para atingir percepções mais precisas, tente usar as cinco etapas de verificação de percepção. Estas incluem: verificar sua interpretação, perguntando aos outros a compreensão deles a respeito dos acontecimentos, a ordem em que aconteceu e o que eles querem dizer; analise o seu conhecimento para garantir que você tenha a informação completa; peça informações adicionais antes de fazer julgamentos; examine suas atribuições, pois há todo o tipo de forças internas e externas atuando na vida de cada pessoa; verificar influências perceptuais, perguntando a si mesmo se os pressupostos de sua personalidade, cultura ou gênero estão influenciando seus entendimentos e verificando suas impressões, para garantir que você não permita que as primeiras impressões influenciem o resto das interações com uma pessoa nem a concepção que se tem sobre ela.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível