Quais são algumas das técnicas básicas usadas pelos diretores de cinema?

Escrito por rianne hill soriano Google | Traduzido por poliana r. garrido
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quais são algumas das técnicas básicas usadas pelos diretores de cinema?
Um diretor de cinema deve ter uma compreensão clara da linguagem cinematográfica (Thinkstock Images/Comstock/Getty Images)

Um diretor de cinema está no topo da hierarquia das pessoas criativas trabalhando em um filme. Este trabalho requer supervisão de todos os aspectos estéticos da produção, em colaboração com o produtor do filme e do resto da equipe criativa e técnica. Ser um diretor também envolve o desenvolvimento de uma visão sólida e o tratamento para montar o roteiro em forma de audiovisual. As técnicas que um diretor usa são essenciais para fazer a história do filme dar certo.

Outras pessoas estão lendo

Inserir cenas

Inserir cenas são sequências de certas coisas que já estejam abrangidas por uma cena mestre - uma visão mais ampla, que mostra a localização geral de um cenário e a atmosfera. Inserir uma sequência de uma cena normalmente requer ampliar, reduzir ou alterar a distância focal da lente da câmera para fazer uma parte da cena ser vista mais de perto e tornar-se o foco do enquadramento da câmera. Isso também pode enfatizar ou apresentar um aspecto ou um sentimento diferente de uma cena, usando um outro ângulo da câmera ao filmar. Por exemplo, após a gravação de uma cena mestre do restaurante, o diretor pode inserir a imagem do copo de vinho visto na mesa de um ator.

Transições

Um diretor geralmente usa transições para mostrar a passagem de tempo na história. Esta técnica também pode transmitir um certo humor ou alguma distinção, ou partes específicas, separadas da história. É normalmente utilizada quando se combina cenas que têm horários diferentes ou que não possuem uma conexão física ou direta umas com as outras. Em vez de simplesmente cortar e juntar uma sequência a outra, uma transição utiliza efeitos como o dissolves, que é a mudança gradual, os fades, que são esmaecimentos de luz, e os wipes, que são mudanças com uma margem entre uma cena e outra, entre muitos outros efeitos de transição possíveis, para tornar a combinação de duas tomadas diferentes mais fluida, tecnicamente, de forma criativa ou temática.

Flashbacks

Um flashback é uma técnica que envolve a alteração da continuidade cronológica de uma narrativa, indo de volta para um ponto específico no passado. Um diretor geralmente o usa para narrar os eventos que aconteceram antes da sequência primária da história. Ele é baseado no ponto de vista de um personagem, indo de volta no tempo, para mostrar os principais eventos que são cruciais ao desenvolvimento da narrativa. Além da trama ou do desenvolvimento do personagem, um flashback também pode evocar suspense ao revelar certas informações que podem fornecer uma melhor compreensão do que realmente acontece na história.

Mudanças de velocidade

Mudanças de velocidade em um filme pertencem à alteração técnica sobre a velocidade de reprodução de uma cena. Os efeitos de câmera lenta e rápida são popularmente utilizados pelos diretores para fazer uma cena mais dramática ou mais dinâmica de forma natural. Isso prolonga ou encurta fisicamente o tempo da cena mostrada na tela. Efeitos de movimento lento e rápido podem ser usados em conjunto para criar um outro efeito chamado de rampa de velocidade. Isso faz com que uma cena pareça significativamente rápida e lenta em pontos específicos durante a sua reprodução. Uma técnica semelhante, que também envolve uma aparente movimentação rápida em uma cena, é chamada de time lapse. Isso requer filmar um fotograma em intervalos de tempo específicos e por um período muito longo para fazer uma cena parecer que está se movendo muito rapidamente. Time lapse popularmente usados em filmes incluem uma cena de pôr do sol, a progressão do tempo em uma rodovia movimentada, e o desabrochar de uma flor.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível