Quais são os benefícios dos exercícios físicos para o sistema cardiovascular

Escrito por helena milmeister | Traduzido por kelly isayama
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Quais são os benefícios dos exercícios físicos para o sistema cardiovascular
Exercícios físicos trazem uma série de benefícios para o sistema cardiovascular (Photodisc/Photodisc/Getty Images)

Estar em forma traz benefícios para a saúde de várias maneiras diferentes. Desenvolver força e forma física ajuda a reduzir os efeitos negativos do estresse, aumenta a energia e estado de alerta e regula os ciclos do sono, sendo todos esses aspectos altamente benéficos para o sistema cardiovascular. O novo padrão recomendado para os Americanos é o exercício moderado por pelo menos duas horas e meia na semana. Dobrar essa carga horária traz ainda mais melhoras para o organismo. Além disso, recomenda-se que adultos incorporem treinamento de força muscular e alongamento duas vezes na semana.

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Pressão arterial

A atividade física abaixa a pressão arterial, especialmente no caso de hipertensos. Pressão alta é um sinal de que o coração está precisando trabalhar mais para bombear o sangue ao longo do corpo, sendo causada pelo excesso de força que o sangue exerce nas paredes dos vasos, danificando as artérias ao longo do tempo. A atividade física aumenta o débito cardíaco, reduzindo a quantidade de esforço do coração e diminuindo a pressão arterial.

Débito cardíaco

O débito cardíaco é a quantidade de sangue bombeado através do coração a cada batimento. A atividade física ajuda a aumentar a quantidade de sangue que o órgão é capaz de bombear, o que permite um fluxo sanguíneo maior pelo corpo, especialmente nos músculos esqueléticos, sem aumentar a força e a pressão nas artérias. Essa circulação melhorada ajuda a oxigenar as células e eliminar toxinas. A melhora do débito cardíaco é proporcional ao desenvolvimento da boa forma física. Exercícios físicos regulares fortalecem o coração, de modo que ele não precisa trabalhar tanto para fazer o sangue fluir.

Triglicerídeos e colesterol

Triglicerídeos e colesterol LDL altos estão ligados ao início da doença arterial coronariana. A atividade física pode aumentar os níveis de HDL (colesterol bom) e reduzir os de LDL e de triglicerídeos (gordura sanguínea). Os exercícios conseguem fazer isso, pois promovem a quebra de gorduras para produzir energia. Com atividades físicas regulares, o colesterol HDL carrega a gordura até o fígado para que ela seja eliminada do corpo, reduzindo a quantidade de triglicerídeos em circulação.

Consumo de energia

A obesidade e o excesso de peso contribuem para várias doenças, sendo as cardiovasculares as mais comuns. O peso exagerado pode causar pressão alta, aumento dos níveis de colesterol LDL e de triglicerídeos. A atividade física regular melhora o condicionamento corporal e utiliza energia obtida da quebra de calorias. Assim, os músculos em funcionamento passam a produzir calor. Além disso, o aumento da massa magra, que inclui os músculos, pode ajudar a quebrar mais massa gordurosa. Ao manter um peso saudável através de exercícios regulares, os problemas cardiovasculares provavelmente diminuirão.

Redução de estresse

O estresse leva o corpo a liberar hormônios para desencadear a resposta de "luta ou fuga", onde determina-se se o corpo irá correr ou lutar. A liberação dos hormônios do estresse desencadeia respostas que levam o aumento da glicemia e da pressão arterial, de modo que o corpo tenha mais oxigênio e energia disponíveis tanto para correr ou lutar. A atividade física faz com que o corpo pense que ele está nesse estado de fuga ou luta, ou seja, ele passa a utilizar a resposta do estresse e reduz a glicemia e pressão. Portanto, o aumento de exercícios ajuda o corpo a reduzir o estresse e as consequências negativas que ele tem sobre o sistema cardiovascular.

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