on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Quais nutrientes estão contidos nos cereais e pães?

Quando acordar de manhã e ainda sonolento for na cozinha, considere o impacto nutricional que o seu café da manhã terá. Tanto pães quanto cereais oferecem nutrientes para ajudar no funcionamento do corpo, mas os cereais geralmente são ainda mais fortificantes. A nível de comparação, as medidas dos nutrientes são a média de uma fatia de pão branco comercialmente preparado (25 g), 28 g de pão integral feito de uma receita e 1 xícara de cereal de flocos de milho (28 g).

Grãos de cereais fornecem nutrientes para dar um gás ao seu dia (breakfast cereal image by Alison Bowden from Fotolia.com)

Vitaminas

Servindo muitas funções do organismo e permitindo que as enzimas operem, as vitaminas são encontradas tanto no pão branco quanto no integral, sendo ainda mais nos cereais. Uma fatia de pão branco oferece vitamina K (0,8 mcg; 1% do valor diário), tiamina (0,1 mg), folato (27,8 mcg), riboflavina (0,1 mg) e niacina (1,1 mg). Pão de trigo integral tem cerca de 2,6 mcg de vitamina K, 0,1 mg de tiamina, 18,2 mcg de ácido fólico, 0,1 mg de riboflavina e 1,1 mg de niacina. Flocos de milho fornecem 0,1 mcg de vitamina K, 0,4 mg de tiamina, 100 mcg de ácido fólico, 0,4 mg de riboflavina e 5,0 mg de niacina. Além disso, os flocos de milho são uma fonte importante de vitaminas A, D, B6 e B12.

Loading...

Proteína

Necessária para construir e manter as células, ossos e tecidos, a proteína é composta de aminoácidos. Uma fatia de pão branco contém cerca de 1,9 g de proteína, já o pão integral caseiro contém 2,4 g, e uma porção de flocos de milho contém 1,93 g.

Ácidos graxos

O ômega-3 é o fornecedor de energia do grupo de ácidos graxos. De acordo com o Dr. Frank Sacks, da Harvard School of Public Health, o ômega-3 pode não só controlar a coagulação do sangue, mas também ajuda a prevenir doenças cardíacas e derrames além de tratar a depressão. Uma fatia de pão branco tem cerca de 34,8 mg totais de ácidos graxos ômega-3, o pão de trigo integral tem 88,8 mg e os flocos de milho 0,3 mg.

Minerais

Assim como as vitaminas, os minerais também ajudam as enzimas. Além disso, esses nutrientes têm, de acordo com o site biologyreference.com, "um efeito importante sobre a osmose e, portanto, afeta fortemente o equilíbrio da água do corpo". O pão fornece alguns minerais essenciais: ferro (0,9 mg tanto em pão branco quanto integral) e potássio (pão branco tem 25,0 mg; integral tem 87,9 mg), mas os flocos de milho estão repletos de todos esses os nutrientes, com 5,4 mg de ferro e 32,8 mg de potássio.

Carboidratos

A energia dos carboidratos mantém seu corpo durante todo o dia, então não é nenhuma novidade que haja abundância deles nos alimentos que comemos no café da manhã. Os carboidratos também ajudam a preservar a estrutura celular. O pão branco oferece 12,7 g de carboidratos totais e o integral oferece 11,6 g. Já os flocos de milho têm 24,3 g.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...