Quais são os usos da corrente contínua?

Escrito por daniel r. mueller | Traduzido por ricardo soares
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quais são os usos da corrente contínua?
As baterias dos computadores portáteis fornecem corrente contínua (Aaron Graubart/Photodisc/Getty Images)

As correntes direta e alternada, são os dois principais métodos de transmissão de energia elétrica. A corrente contínua está presente mais frequentemente em objetos movidos a pilhas, bem como em eletrodomésticos, enquanto que a corrente alternada, constitui a base para o transporte a longa distância de energia mais eficiente. Os aparelhos muitas vezes possuem dispositivos conhecidos como inversores para alterar a corrente alternada, que só é utilizável pelos dispositivos mais simples, em corrente contínua, que é utilizável em aparelhos eletrônicos devido à sua estabilidade de fluxo. As tecnologias de correntes alternada e contínua eram tecnologias concorrentes. A tecnologia de corrente contínua é a mais antiga, já existindo na época da pilha de Bagdá, encontrada em Khujut Rabu, em 250 A.C., embora os estudiosos só podem especular sobre como era utilizada.

Outras pessoas estão lendo

Como as correntes alternada e contínua se diferem

Para o leigo, as correntes alternada e contínua podem parecer muito semelhantes, pois ambas são energia elétrica, no entanto, a diferença está na forma de onda da energia elétrica transmitida. A forma de onda da corrente contínua, quando visualizada sob a forma de um gráfico, é ilustrada por uma linha regular e pouco variável, semelhante às ondulações em um lago, mantendo-se quase completamente estável. A forma de onda da corrente alternada, alterna-se entre períodos de alta e baixa tensões, dando a aparência geral de uma forma de onda quadrada, que muda rapidamente em ângulos retos em um gráfico. Outra distinção importante é que a corrente contínua se move apenas em uma direção, enquanto que a corrente alternada se move em duas. A frequência dessa variação é conhecida como um ciclo Hertz. A variação entre os dois níveis de tensões serve para reduzir as colisões que causam a perda de energia durante a transmissão, tornando a corrente alternada melhor na transmissão de longa distância, sendo superior a corrente contínua, que sofre um alto grau de perda de energia durante a transmissão.

Corrente contínua nos aparelhos eletrônicos

A corrente contínua é usada em qualquer dispositivo que tenha uma placa de circuito, pois os chips dentro desses dispositivos exigem um fluxo constante e unidirecional de elétrons para operarem e armazenarem dados. Cada computador possui um inversor de DC incorporado no sistema, o qual, então fornece energia na forma de corrente contínua para o resto dos dispositivos no interior da caixa. Os computadores portáteis são uma outra história, uma vez que contêm uma bateria, que já fornece energia no formato de corrente contínua. Qualquer pessoa que tenha levado um laptop à estrada está familiarizada com a caixa volumosa localizada no cabo de alimentação, que também é um conversor de corrente contínua. A corrente direta também é necessária para movimentar a maioria dos motores elétricos, esses motores executam tudo, a partir da unidade de disco óptico à rotação do seu disco rígido em um computador, para os movimentos de um braço robótico em uma fábrica.

Corrente contínua na geração de energia

Os geradores elétricos mais básicos criam a sua energia no formato de corrente contínua, que é então alterada por meio de um transformador em corrente alternada para transmissão. O motivo para isso é que os geradores de corrente contínua são muito mais simples de construir e produzem a maior parte da energia rotativa que utilizam. Outro motivo para que os geradores de DC sejam mais populares, é que os geradores de AC exigem engenharia extensa e equipamentos de sincronização de fases colocados em série uns com os outros, enquanto que a corrente contínua se separa facilmente em um circuito paralelo.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível