×
Loading ...

Como reduzir problemas no joelho ao andar de bicicleta

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Apesar de a bicicleta ser um excelente treino aeróbico de pouco impacto, problemas musculares e articulares podem se desenvolver a partir dessa prática, e a área do joelho não é uma exceção. Há várias coisas de senso comum que você pode fazer para ajudá-lo a prevenir problemas no joelho que podem ocorrer como resultado da prática do ciclismo. Algumas delas possuem soluções rápidas, enquanto outras requerem uma abordagem mais sistemática.

Instruções

A bicicleta é um excelente treino aeróbico de pouco impacto, problemas musculares e articulares podem se desenvolver a partir dessa prática, inclusive na área do joelho (Thomas Northcut/Photodisc/Getty Images)
  1. Certifique-se de que sua bicicleta está equipada adequadamente. Ajuste o seu assento até que você tenha uma ligeira curvatura em seu joelho quando os pedais estão na posição totalmente vertical (seis horas). Para ajustes de posição mais refinadas, verifique com sua loja local de bicicletas sobre os serviços de montagem. A bicicleta que está devidamente ajustada para o ciclismo cria uma quantidade menor de estresse sobre as articulações enquanto você está montado, inclusive sobre seus joelhos.

    Loading...
  2. Verifique o ajuste de seus sapatos de bicicleta e do seus pedais. Um sapato de bicicleta escorregadio vai fazer seu pé escorregar quando o sapato estiver sobre o pedal. Isso pode criar movimentos de torção ou de cisalhamento, que podem agravar os problemas no joelho. Verifique se o seu sapato se encaixa perfeitamente. Além disso, alguns pedais permitem que seu pé flutue sobre eles ou faça um movimento de um lado para o outro enquanto pedala, enquanto outros mantêm o pé bem travado na posição. Não há nenhuma regra severa ou rápida sobre qual é melhor, mas se você tem problemas no joelho, pode valer a pena verificar com um especialista em ortopedia acostumado a trabalhar com os ciclistas para obter uma recomendação.

  3. Gire mais, acumule menos. Pedalar utilizando marchas mais baixas e girar os pedais em rotações mais altas, ao invés de pedalar em uma marcha mais pesada com mais estresse sobre o joelho é uma excelente estratégia para você que está tentando reduzir o estresse sobre as articulações das pernas, particularmente sobre os joelhos.

  4. Trabalhe seus joelhos quando você estiver fora da bicicleta. Trabalhar o seu condicionamento físico, especialmente se você passar períodos sem treinar, é uma ótima maneira de fortalecer os joelhos e evitar problemas mais tarde. Consulte com um personal trainer para ter uma abordagem sistemática, mas um regime de agachamento, extensões de joelho e exercícios semelhantes vão aumentar a força muscular ao redor do joelho.

Loading...

O que você precisa

  • Bicicleta
  • Mecânico de bicicletas
  • Personal trainer

Referências

Loading ...
Loading ...