Técnicas direcionadas de entrevista

Escrito por amanda l. webster Google | Traduzido por giorgio calixto
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Técnicas direcionadas de entrevista
A retenção de funcionários de alta qualidade começa nos processos seletivos (Comstock/Comstock/Getty Images)

As técnicas direcionadas de entrevista são frequentemente necessárias para acompanhar um gerente de contratação na escolha de um candidato que estará bem adequado para a função e para a organização como um todo. As questões da entrevista de emprego e outras ferramentas de avaliação podem ser direcionadas para avaliar diversos aspectos da personalidade, ética de trabalho e habilidades interpessoais do candidato.

Outras pessoas estão lendo

Função pretendida

As técnicas de entrevista da função pretendida são usadas para determinar a probabilidade que um indivíduo tem de ter êxito em uma determinada função. Por exemplo, o entrevistador pode perguntar ao candidato quais experiências de trabalho anteriores podem contribuir para o sucesso dele na função. Quando a função pretendida exige que o trabalhador regularmente satisfaça os prazos, o entrevistador pode também escolher conduzir testes para avaliar a habilidade do candidato para realizar atividades específicas de determinada função.

Foco na personalidade

Diferentes funções exigem diferentes personalidades. Por exemplo, um trabalhador que é bem-sucedido na área de vendas não será igualmente bem-sucedido em uma função de tecnologia da informação. Os empregadores frequentemente usam técnicas de avaliação com foco na personalidade para determinar se o candidato possui a personalidade apropriada para exercer a função. Contudo, também é importante examinar os traços gerais de personalidade, tais como consciência, agradabilidade e estabilidade emocional bem como a habilidade interpessoal do candidato. Além disso, o empregador pode escolher usar diversos testes de personalidade, tais como a classificação tipológica de Myers Briggs ou a classificação temperamental de Keirsey.

Foco no comportamento

Esse tópico pode ser usado para examinar os traços comportamentais, tais como a ética de trabalho do candidato. Também é essencial analisar a habilidade de adesão do candidato à regras básicas do ambiente de trabalho, incluindo se apresentar ao trabalho e tirar apenas os intervalos estabelecidos. Jeff Wuorio, da Microsoft Business, afirma que uma das questões de entrevista mais eficazes é: "Se você ficasse com o seu emprego atual, qual seria seu próximo passo?". A resposta a essa pergunta e outras questões com foco no comportamento fornecerão grandes informações sobre a razão pela qual o candidato está saindo do emprego atual.

Considerações

Ao elaborar técnicas direcionadas de entrevista, é essencial formular adequadamente suas questões e outras ferramentas para garantir resultados apropriados. Por exemplo, as questões podem ser abertas, como: "O que leva você a procurar outro emprego?". Adicionalmente, o entrevistador deve ser cuidadoso ao avaliar o candidato em todos os aspectos que possam afetar sua capacidade de se tornar um ativo de longo prazo para a organização.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível