Temas de narrativas para o primeiro ano fundamental

Escrito por harrison pennybaker | Traduzido por nádia abreu
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Temas de narrativas para o primeiro ano fundamental
Ensinar narrativas para alunos do primeiro ano demanda ideias criativas para que os alunos não percam o interesse (boy writes to writing-books image by Stepanov from Fotolia.com)

Edução envolve inspiração. Lecionar escrita requer mais do que somente instruir um aluno. Lecionar requer também que o professor capture a imaginação do aluno. Lecionar escrita para alunos do primeiro ano do ensino fundamental pode ser um desafio. Principalmente quando o assunto é narrativa, que descreve eventos fictícios ou não, e que para ser bem ensinada, requer o uso de assuntos interessantes. Existem várias ideias que podem ajudar o professor incumbido dessa tarefa.

Outras pessoas estão lendo

O aluno como a estória

Para que se escreva narrativas é preciso ter um certo nível de conhecimento sobre o assunto. Claro, alunos do primeiro ano tem conhecimento limitado sobre assuntos em geral, mas sabem muito sobre eles mesmos. Peça para que seus alunos escrevam uma estória, fictícia ou não, ou uma estória que mescle as duas modalidades, que descreva um evento de suas vidas. Esse evento pode ser uma viagem que eles já tenham feito, o primeiro dia na escola ou um esporte ou jogo que eles tenham jogado.

Inventando personagens

Muito alunos do primeiro ano tem uma imaginação ativa, que pode ser útil no desenvolvimento de uma narrativa. Peça a seus alunos que criem seu próprio personagem. Pode ser um super herói, um amigo ou alguém da família. Então peça para que eles contem a estória do personagem. De onde ele vem? O que ele faz? O que ele sabe sobre o escritor? Isso permite que os alunos usem sua imaginação enquanto aprendem o estilo da narrativa.

Estórias escritas em equipe

A narrativa não precisa ser um trabalho individual. Uma forma de ensinar narrativa enquanto eles ainda estão desenvolvendo coesão, é propor uma atividade em grupo. Peça para que os alunos escrevam uma estória juntos, dando a eles o início da aventura. Então proponha aos alunos que continuem a estória, pode ser algumas linhas ou um parágrafo. Proceda assim até que todos os alunos tenham participado e depois leia a estória final em voz alta, ou solicite que cada aluno leia uma parte da estória escrita por um colega.

A narrativa também pode ser ensinada junto com a leitura. Uma das formas de se ensinar assim é ler para os alunos uma versão simples de uma fábula antiga ou um conto de fadas. Em grupo, proponha aos alunos que reescrevam a estória acrescentando suas próprias ideias. Eles poderão mudar os personagens, lugares ou partes da estória. Essa abordagem possibilita que os alunos aprendam narrativa, os introduz à mitos ou contos de fada e também ajuda no desenvolvimento da criatividade e da imaginação.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível