Terapia ocupacional para pacientes com AVC

Escrito por ts jordan | Traduzido por max jahnke
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

De acordo com informações do site Mayo Clinic, um acidente vascular cerebral ocorre quando o fluxo sanguíneo para uma área do cérebro é interrompido. A extensão e o tipo de dano depende de qual parte e quanto do cérebro é afetado negativamente. A taxa de sucesso do tratamento depende da rapidez com que o acidente é administrado após ter início. Efeitos duradouros de um AVC podem incluir diminuição da mobilidade, da memória, das habilidades motoras e de uma série de outras funções neurológicas. Uma terapia ocupacional adequada para o paciente com AVC é a chave para a melhoria da qualidade de vida.

Outras pessoas estão lendo

Treinando os movimentos

Treinar os movimento envolve a aplicação de ambos os exercícios passivos (realizado pelo terapeuta sobre o paciente) e ativos (realizados pelo próprio paciente) para restaurar a mobilidade total das áreas afetadas.

Esse treinamento inclui exercícios de alongamento. Por exemplo, um paciente que tem a amplitude de movimento prejudicada na região do ombro pode realizar o seguinte alongamento: entrelace os dedos das mãos na frente do corpo com os braços esticados, trazendo as mãos o mais alto acima da cabeça que for possível, sem desconforto na articulação do ombro. Mantenha a posição de pico de cinco a dez segundos e depois relaxe, repetindo duas ou três vezes e se esforçando para aumentar o alcance efetivo de movimento a cada repetição.

Treinando a coordenação

Vítimas de acidentes vasculares cerebrais muitas vezes sofrem com um enfraquecimento da coordenação, normalmente na região da face, sobre um lado do corpo. Exercícios de coordenação podem ajudar a superar essa deficiência, restaurando o controle muscular adequado para a área. Uma atividade de controle muscular consiste em sentar-se na frente de um espelho e praticar alternando entre sorrir e franzir a testa, segurando cada pose durante cinco a dez segundos. Outros exercícios incluem pôr para fora a língua e mantê-la na posição por cinco segundos, tentando tocar a língua no céu da boca e ativamente deslocando a mandíbula para trás e para frente de forma controlada.

Exercício cardiovascular

Um último tipo de exercício para pacientes com AVC durante a reabilitação é um exercício cardiovascular, como uma caminhada rápida em uma esteira. De acordo com a American Heart Association, o exercício cardiovascular regular após um acidente vascular cerebral pode ajudar a melhorar o prognóstico de recuperação, acelerando o processo de forma significativa. Se o paciente estiver fisicamente capaz, 30 minutos por dia de caminhada realizada quatro ou cinco dias por semana, irá contribuir bastante para a reabilitação.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível