O que é tinta uretano?

Escrito por kimberley jace | Traduzido por anderson gandor
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que é tinta uretano?
Tinta uretano possui o segundo maior grau de durabilidade depois da tinta esmalte (Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images)

Tinta uretano é tinta criada a partir da mistura de pigmento e poliuretanos, que funcionam como uma liga que mantém as moléculas de pigmento juntas. Muitas marcas de tinta uretano estão disponíveis hoje em dia. Tintas semibrilho de uretano têm sido desenvolvidas, no entanto, toda a tinta uretano possui algum grau de brilho, porque as mesmas propriedades que a tornam resilientes também fazem com elas reflitam luz.

Outras pessoas estão lendo

Vantagens

A tinta uretano foi criada no meio dos anos 60, utilizando a recém desenvolvida tecnologia dos plásticos, para que fosse superior, em termos de durabilidade, à tinta esmalte. Ela também possui a vantagem de poder ser aplicada sobre o esmalte se a superfície coberta com tinta esmalte for preparada primeiro. Superfícies pintadas com tinta uretano são minimamente afetadas pelos raios ultravioleta, o que faz dela uma boa escolha para áreas externas. É largamente usada na indústria automotiva em função de sua durabilidade.

Como é feita

O poliuretano é feito de cadeias de unidades orgânicas unidas por ligações de uretano. É criado quando um monômero contendo pelo menos dois grupos de isocianato, reage com outro monômero contendo grupos de álcool. A representação simplificada da fórmula é a seguinte: R1-N=C=O + R2-OH --->> R1-NH-COO-R2. Tinta uretano econômica pode conter até 10% de poliuretano. Tinta poliuretano de alta qualidade possui um percentual mais alto do caro ingrediente poliuretano.

Como utilizar

Já que a tinta uretano é bastante resiliente, pode ser complicado fazê-la aderir em algumas superfícies, ou até mesmo às cerdas do pincel. Pincéis especiais têm sido desenvolvidos para reter e aplicar a tinta. Preparar a superfície através do lixamento é importante para que a tinta tenha uma grande área de aderência. O pintor do tipo faça-você-mesmo poderá aplicar a tinta uretano de duas maneiras. A primeira é, diluindo a tinta (com um tíner especial de uretano) e aplicando diversas camadas finas, realizando um leve lixamento em cada camada (quando estiver completamente seca), até obter uma camada adequada de tinta. A outra maneira é aplicar uma espessa camada de tinta com um pequeno rolo, e então arrastar as pontas das cerdas de um pincel quase seco, sobre a superfície úmida, marcando a tinta e criando canais para permitir que as bolhas escapem.

Planejamento e precauções

É provável que a tinta uretano aplicada sobre uma superfície, contraia e encolha com o passar do tempo, isso torna a liga com uma superfície inflexível, como o capô de um carro, mais firme ainda. No entanto, a pintura em madeira requer algumas considerações. Quando for possível, é melhor pintar os dois lados da madeira com tinta uretano (como por exemplo, o lado de fora e o lado de dentro de uma porta) para prevenir que a madeira se deforme quando a tinta contrair. Tinta uretano é altamente tóxica se não estiver seca, então pintores adeptos do faça-você-mesmo devem usar máscaras especialmente desenvolvidas para este tipo de trabalho interno, Tinta uretano para exteriores nunca deverão ser utilizadas em ambientes internos sem a utilização de uma máscara especial.

Manutenção

A tinta uretano pode levar um longo tempo para secar ou curar completamente - em temperaturas baixas, às vezes mais do que três semanas. A superfície deve ficar protegida até que esteja completamente seca. No entanto, se a tinta foi corretamente aplicada, uma vez que estiver completamente curada, superfícies pintadas com tinta uretano ocupam o segundo lugar em termos de durabilidade, logo depois do revestimento com esmalte, e devem exigir muito pouca manutenção.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível