Tratamento da dor na parte detrás do calcanhar

Escrito por m. gideon hoyle | Traduzido por josé moreira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Tratamento da dor na parte detrás do calcanhar
O calçado inadequado pode causar dor calcânea (Visage/Stockbyte/Getty Images)

A dor no calcanhar posterior, ou na parte detrás do calcanhar, tem várias possíveis causas, incluindo tendinite de Aquiles, bursite retroaquílea, bursite retrocalcânea, contusões ósseas e fratura dos ossos talus e calcâneo. Enquanto qualquer pessoa pode sofrer esse tipo de dor, ela é especialmente comum entre os atletas e outros adultos fisicamente ativos. Dependendo do tipo de lesão presente, o tratamento da dor do calcanhar posterior varia desde a utilização conservadora de repouso até analgésicos e cirurgia.

Outras pessoas estão lendo

Entendendo as causas da dor do calcanhar posterior

Enquanto algumas lesões do calcanhar posterior têm origem em fatos traumáticos únicos, a dor é mais comumente resultante de ações repetitivas, como correr, saltar, mudança rápida das posições dos pés e movimentos laterais rápidos ("corte"). A lesão pode resultar dos casos acima ou por uma combinação deles, além de calçados inadequados. Em alguns casos, o calçado inadequado pode causar dor no calcanhar em atividades cotidianas não atléticas. A obesidade também pode ser um fator.

Tratamento de tendinite de Aquiles

A tendinite de Aquiles é uma inflamação do tendão de Aquiles, no ponto em que se liga ao calcâneo, ou osso do calcanhar. O seu médico irá iniciar o tratamento recomendando repouso, compressas de gelo e a suspensão de quaisquer atividades que causam dor. Ele pode também sugerir o uso de um medicamento anti-inflamatório não esteroide . Níveis mais elevados de dor podem exigir a utilização de uma prescrição de corticoide oral como a prednisona. Os corticoides injetados podem lesionar diretamente o tendão de Aquiles, e nunca devem ser usados. O ajuste adequado do calçado é essencial na maioria dos tratamentos de dor no calcanhar, e seu médico pode recomendar o uso de sapatos com um entalhe no calcanhar para diminuir o atrito no seu tendão. Um fisioterapeuta pode recomendar exercícios para alongar e fortalecer seu tendão após a dor estar controlada.

Tratando a bursite

A bursite retroaquílea é uma inflamação do saco de proteção (bursa) que se encontra na parte detrás do tendão de Aquiles. A bursite retrocalcânea é uma inflamação da bursa, que se situa entre o calcâneo e o tendão de Aquiles. Nas suas formas secundárias, ambas as lesões são tratadas da mesma maneira que a tendinite de Aquiles. Se você sofre de bursite no calcanhar persistente, o médico pode recomendar a remoção cirúrgica da bursa que for a causa da dor.

Tratamento de contusões ósseas e fraturas

As contusões ósseas são as lesões de impacto na superfície óssea e nas camadas subjacentes. Se você tiver uma contusão no calcanhar, o seu médico irá tratá-lo com um analgésico apropriado e recomendar-lhe alguma forma de andar amortecendo o calcanhar durante as atividades cotidianas. Pode demorar algumas semanas para essas lesões cicatrizarem completamente.

As fraturas ósseas do calcanhar posterior são normalmente fraturas por estresse. Se você for diagnosticado com uma fratura por estresse, o tratamento será o mesmo de uma contusão óssea.

Opções cirúrgicas

A cirurgia é recomendada para a dor no calcanhar que não responde a outras formas de tratamento. Além da remoção da bursa, os procedimentos incluem a remoção de esporões calcâneos e a remoção de depósitos de cálcio do tendão de Aquiles. A fim de fornecer o deslocamento mais fácil do tendão de Aquiles, o médico pode também prolongar a porção do tendão ligada ao músculo gastrocnêmio da panturrilha. Se você tiver dor no calcanhar posterior persistente não resolvida, consulte o seu médico sobre as opções cirúrgicas apropriadas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível