Tratamento para efusão do joelho

Escrito por rebecca boardman | Traduzido por josciel sousa
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Tratamento para efusão do joelho
Elevar o joelho ajuda a aliviar o inchaço (Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images)

A efusão do joelho, também conhecida como "água no joelho", é uma condição em que o corpo reage à lesão ou à infecção, fazendo que líquidos avancem para a região, causando um inchaço doloroso. Algumas vezes o inchaço pode se tornar enorme e o tratamento imediato é necessário. Na maioria das vezes, no entanto, o inchaço é nominal e usualmente pode ser tratado com remédios caseiros. Esse artigo irá mostrar a você algumas opções para o tratamento de efusão do joelho.

Outras pessoas estão lendo

Inchaço

Efusão é um acúmulo de líquido no joelho. Esse líquido geralmente é o resultado do corpo a uma lesão, como deslocamento ou trauma. O tecido lesionado reage com inchaço e fica mais inflamado, fazendo a articulação inchar. Isso pode se tornar bastante dramático e ficar tão grande que a articulação pareça deformada e fique incapaz de dobrar. O líquido é uma combinação de plasma, plaqueta e sangue, tendo, geralmente, uma coloração amarela pálida. Se a articulação se tornar gravemente inchada, o tratamento médico será necessário.

Tratamento caseiro

Para um inchaço leve causado por um injúria ou um trauma, um remédio caseiro geralmente é suficiente. O tratamento G.C.E. – (G)elo, (C)ompressa e (E)levação – é geralmente muito efetivo. Abaixe o joelho lesionado imediatamente e aplique uma compressa fria à articulação. Isso pode ser um pacote de gelo, ou até mesmo um saco de legumes congelados. Coloque um pano sobre o joelho e aplique o gelo na articulação. Apoie o joelho acima do nível do quadril e, em seguida, coloque o gelo em volta do joelho. Mantenha-o ali por pelo menos 20 minutos e então aplique compressão em volta do joelho e mantenha ele elevado o máximo possível. Continue com esse regime por pelo menos 24 horas, refrescando o joelho regularmente, e veja se o inchaço está reduzindo. É importante não distender o joelho e permitir que ele se recupere completamente, mesmo após o inchaço ter reduzido.

Tratamento médico

A aspiração é usualmente e próxima etapa quando o joelho não reduz o inchaço espontaneamente, ou quando esse inchaço está comprometendo a articulação. Isso é feito por um profissional médico tanto em uma sala de emergência quanto no consultório. O joelho é esterilizado e uma grande seringa com uma agulha furada é inserida no espaço da articulação do joelho. Em seguida, manuseia-se o joelho para expulsar o máximo possível de líquido, sendo ele drenado para a seringa. Geralmente é líquido é analisado para garantir que não existe infecção.

Corticosteroides

Outra opção que pode ser administrada por um profissional médico é a injeção de um corticosteroide potente na articulação recentemente aspirada. Isso têm o efeito de reduzir a inflamação para ter um alívio de longo prazo do inchaço e da rigidez. Os resultados variam em pacientes, mas a maioria das pessoas mostrará uma redução significante no inchaço e na dor, o qual pode durar desde poucas semanas até vários meses. Usualmente isso é usado apenas em pacientes que tiveram uma lesão ou outro problema que precisa ser corrigido para prover uma reparação a longo prazo.

Repouso

Um dos métodos mais simples para ajudar a tirar a água do joelho é repousar a articulação. Qualquer tratamento usado inicialmente para reduzir o inchaço será inútil se a lesão for repetida ou se a articulação sofrer estresse antes de ter tempo para se recuperar. Tente tirar o máximo possível de peso do joelho. Use uma cinta ou um curativo de suporte quando você precisar caminhar ou usar o joelho. Tome cuidado quando girar ou dobrar-se. Use o senso comum e evite atividades que podem distender ou torcer o joelho. Usando esse método simples, você geralmente pode reduzir o inchaço na articulação do joelho.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível