Treino intervalado para futebol

Escrito por matt margrett | Traduzido por ana clara bernardo
Treino intervalado para futebol
Para construir o poder, agilidade e resistência, o treinamento intervalado é uma necessidade (soccer image by Snezana Skundric from Fotolia.com)

Um treino intervalado fornece uma preparação útil para jogadores de futebol, como no campo o jogo é formado por explosões de movimentos. Voltar para defender um canto pode ser imediatamente seguido por uma corrida a toda velocidade pelo campo. Durante o jogo, os atletas devem correr, caminhar, deslizar e pular. É aí que o treinamento intervalado entra. É difícil, mas é essencial para melhorar a sua habilidade e durabilidade em campo.

Contexto

Um jogo de futebol é efetivamente uma longa sessão de treino. Ao longo de 90 minutos os jogadores têm de se mover para ambos os lados, em todas as direções imagináveis ​​e em qualquer velocidade possível. Como o futebol profissional evoluiu, tornando-se cada vez mais exigente fisicamente e explosivo, com os jogadores forçados a reagir a mudanças bruscas de ritmo e direção. a análise da ProZone do Campeonato Inglês de 2005-2006 revelou que em média, jogadores percorrem entre 10 a 12 quilômetros por jogo. O meio-campistas do lado direito foram os mais enérgicos, fazendo 147 corridas em ritmo acelerado, 44 ​​das quais eram a todo vapor, com apenas 39 segundos de tempo de recuperação entre os períodos de atividade.

Considerações

Os avanços tecnológicos e sistemas de análise complexas permitiram aos treinadores de futebol a construção de treinos mais eficientes. Em particular, o treinamento da pré-temporada mudou além do reconhecimento. Para longe vão os dias em que os jogadores se reportariam de volta do intervalo entre uma temporada e outra para enfrentar semanas com corridas de longa distância, em um esforço para voltar a forma física. Um treino intervalado é agora uma parte muito importante do regime de treinamento da pré-temporada. Exercícios são projetados para trabalhar simultaneamente a aeróbica e o fitness (essencial para uma atividade de baixa intensidade e resistência) e sua aptidão anaeróbica (necessária para períodos de atividade de alta energia e qualquer situação de contato). À medida que o tempo avança, os treinadores podem relaxar a frequência e a intensidade do treino, enquanto os jogadores recebem esse condicionamento através dos jogos.

Aeróbico

Atletas precisam de um alto nível de resistência para serem eficaz num jogo completo de 90 minutos. Como tal, o treinamento aeróbico é de vital importância, a fim de permitir que o corpo de um jogador seja usado de forma eficiente no consumo de oxigênio. Como evidenciado pelo trabalho de Jan Helgerud da Universidade de Ciência e Tecnologia em Trondheim, na Noruega, um treino intervalado é uma das melhores maneiras de melhorar a capacidade aeróbica. O estudo de Helgerud em 2001 mostrou que, ao invés de correr por longas distâncias, explosões de atividade com maior intensidade intercaladas com menor energia de corrida dá os melhores resultados em campo. O cientista francês Veronique Billat sugere correr com intensidade máxima por 30 segundos, seguido por 30 segundos de caminhada, repetindo o exercício 10 vezes.

Anaeróbico

Na maioria das partidas, os jogadores vão depender do seu condicionamento aeróbico, e não apenas para se recuperar de períodos de atividade de alta intensidade. São essas rajadas de energia mais elevadas que chamamos de aptidão anaeróbica, exigindo o corpo depender do ácido lático e dos músculos para trabalharem perto de sua capacidade máxima. Exercícios anaeróbicos são mais curtos e mais intensos do que os aeróbicos, tendo longos períodos de recuperação entre as repetições - três a cinco vezes o tempo do exercício. Um treino intervalado para o condicionamento anaeróbio também oferece uma oportunidade para incorporar a bola aos exercícios. Corridas de 10 a 15 segundos a toda a velocidade podem incorporar chutes e dribles, seguido por uma corrida leve para se recuperar antes da próxima repetição.

Aviso

O treino excessivo pode ser tão prejudicial quanto jogar despreparado. Construir ritmo de jogo leva tempo, por isso não tente fazer tudo de uma vez. Qualquer programa de treinamento de pré-temporada deve permitir um dia por semana para descanso. Se necessário, leve uma semana inteira fazendo apenas exercícios com menor intensidade.

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