Mais
×

As três características para compor um enunciado de tese eficaz em trabalhos acadêmicos

Atualizado em 17 abril, 2017

Ao escrever um trabalho de pesquisa, estudantes universitários e do ensino médio têm que desenvolver um enunciado de tese. Este resume a mensagem central de uma dissertação, de acordo com a Universidade de Stanford. A tese geralmente é composta por apenas uma sentença e, com frequência, encontra-se no primeiro parágrafo do trabalho. Um enunciado de tese eficaz apresenta várias características ou qualidades que os professores buscam durante o processo de correção.

Um enunciado de tese eficaz direciona o trabalho (Jupiterimages/BananaStock/Getty Images)

Objetivo

A tese deve indicar o objetivo do trabalho de pesquisa. Os leitores devem ser capazes de determinar o assunto que está sendo tratado com base no enunciado de tese. Além disso, os argumentos ou achados que serão apresentados no trabalho de pesquisa devem estar resumidos ou, pelo menos, aludidos na tese. Esta, quando apresenta um propósito, direciona o trabalho (e o escritor); ajudando o leitor a compreender melhor as próximas informações. Se o objetivo do trabalho não for claro, o leitor poderá ficar confuso ou, na pior das hipóteses, poderá parar de ler o texto por completo.

Especificidade

Para garantir que os leitores consigam compreender exatamente de que se trata o artigo, é importante manter o enunciado de tese bem específico. Uma tese eficaz ajudará a garantir que o argumento do trabalho de pesquisa permaneça controlado, de acordo com a Dartmouth College. Se a tese for muito ampla ou vaga, pode fazer com que o escritor perca o foco e construa múltiplos argumentos ao longo do trabalho. Uma vez que uma tese específica quase obriga o escritor a aderir a um único argumento, ela facilita o trabalho para os leitores acompanharem a sequência de raciocínio.

Envolvimento

Uma tese eficaz envolve o leitor. O respectivo enunciado deve ser usado como um gancho, ou seja, uma forma de prender a atenção do leitor; motivando-o a querer saber mais. Se o trabalho de pesquisa for sobre os sonetos de William Shakespeare ou uma nova descoberta médica, a tese deverá levantar uma questão intrigante que irá garantir que o leitor queira continuar lendo. Nenhum trabalho acadêmico é considerado eficaz se ninguém tiver interesse em ler.

Considerações

É importante ter em mente que a tese para um trabalho de pesquisa é determinante para o que vem a seguir. Cada ponto que é construído ao longo do trabalho deve se relacionar diretamente à tese. Para descobrir se uma tese é eficaz, peça a um colega para ler e resumir o assunto do trabalho. Se a resposta for precisa, é provável que você esteja no caminho certo. Observe também que muitas faculdades e algumas escolas oferecem tutores gratuitos que ajudam os alunos a desenvolver enunciados de tese bastante sólidos.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article