Para que são usadas as baleias hoje em dia?

Escrito por julie elefante | Traduzido por bianca amorim
Para que são usadas as baleias hoje em dia?

As partes da baleira foram e ainda são usadas para a criação de diversos objetos

stock.xchng

No passado, culturas por todo o globo caçavam baleias e, quase todas as partes do animal eram utilizadas. As indústrias da moda, engenharia, cosmética e fabricantes de sabão e velas tinham interesse em várias partes das baleias. Hoje, usos tradicionais das partes do animal foram substituídas por compostos sintéticos modernos e a caça às baleias é realizada principalmente por questões de alimentação. Porém, diversas sociedades ainda conservam usos tradicionais de partes da baleia.

Outras pessoas estão lendo

Carne

Hoje, as baleias são caçadas principalmente para alimentação. Carne de baleia é considerada uma iguaria em muitos países, incluindo o Japão, assim como em algumas culturas litorâneas da Groenlândia e Inuit. A carne costuma ser servida crua, como m sashimi. Como tem o sabor de bife, também costuma ser cortada , temperada e preparada como um.

Óleo

O óleo de baleia vem de uma espessa camada de gordura sob a pele do animal, que o ajuda manter-se aquecido quando nada por águas frias. Geralmente é retirado de determinadas baleias. A gordura é cozinhada até se tornar em óleo, que será usado para sabão ou como componente em maquiagem, contribuindo para um brilho úmido. Também e transformado em combustível para lamparinas, cera para velas e lubrificantes para máquinas. Aquele retirado de cachalotes é preferido para lamparinas, pois queima lentamente e não emite mau cheiro enquanto queima. As mesmas culturas que comem carne de baleia também consomem o óleo.

Ossos

Ossos de baleias são fervidos até que se tornem cola. Também o lançam ao chão para servirem como fertilizante. Ossos e dentes podem ser usados na confecção de ferramentas. Por exemplo, um osso largo é modelado em placas chatas usadas como ferro de passar. Um uso comum é esculpi-los em ganchos, usados pelos inuts para criar redes de pesca. Pingentes de dente de baleia, chamados "rei puta", são usados por membros da cultura maori, na qual já foram valorizados como dinheiro. Porém, a moda de usá-los como pingentes já foi abandonada.

Âmbar cinza

Âmbar cinza vem do trato digestivo das cachalotes. Acredita-se que sirva para proteger o estômago da baleia de objetos pontiagudos que possa ingerir, como as conchas de moluscos e é liberado no oceano como excreção. Possui um aroma terroso, quase doce. Perfumistas o utilizam como um fixador em seus perfumes. Fixadores ajudam a reduzir a velocidade da evaporação, fazendo que o perfume dure mais. É desejado por causa de seu cheiro atrativo mas, por ser tão raro, também é bastante caro. Geralmente encontrado boiando no oceano ou depois de ter chego à costa, o âmbar cinza só adquire suas características desejadas após meses exposto aos elementos no oceano. Apesar de possuir substitutos sintéticos na produção de perfumes, alguns fabricantes de perfumes caros ainda o utilizam.

Pesquisa científica

Várias companhias de caça às baleias, especialmente aquelas localizadas no Japão, conduzem o que chamam de pesquisa científica para ver se a caça pode ser feita de forma sustentável. Por causa da drástica redução na população de baleias, especialmente por causa da indústria que as caça, muitos países desaprovam a caça com fins comerciais. Contudo, muitas companhias continuam a caçar baleias de forma ilegal.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media